quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

de uma imensa azia (dita «gloriosa»)...


(clicar na imagem para ampliar)


caríssima(o),

por diversos motivos (de índole familiar), não tive oportunidade de ver o jogo desta noite, no Bonfim.
parece que choveu, mas tal não foi suficiente para alagar o batat... o relvado e, assim, adiar o jogo adiado referente à 12ª jornada do campeonato - o "tal" que possibilitou a «liderança isolada» aos lampiões (mesmo que à condição, e sempre mencionado entre-dentes na abjecta, muito parcial e demasiado facciosa Comunicação Social nacional, com o beneplácito da estação (cada vez menos) pública de televisão), mas por aqueles sempre visto como mais um sistemático episódio do «sistema» (chegando ao ridículo do absurdo de (in)tentarem comparar este adiamento com a nossa revolta pelo que sucedeu com o 'Estorilgate'...).

tudo o que (não) sei, foi graças à leitura das crónicas do jogo nos meus locais de referência nesse "maravilhoso mundo da bluegosfera"®, pelo visionamento deste vídeo na página oficial do nosso clube do coração no "youtubiu.com"®, e pelo que vem plasmado no "menosfutebol"; a saber:

 
 © menosfutebol
(clicar na imagem para ampliar)



confesso que não consegui ler mais, tal o nojo que senti com o texto da autoria de ricardo gouveia.
para lá das expressões (no mínimo) "curiosas" por ele utilizadas (e assinaladas nos sublinhados a laranja), e de todas as condicionantes e/ou limitações presentes no actual plantel do FC Porto (identificadas na caixa a azul), o que se (pres)sente é uma imensa azia pelas expectativas criadas em torno deste encontro terem saído furadas, i.e., de que o nosso clube do coração iria perder pontos.
pelos vistos, o nosso Querer vencer mais este desafio foi muito superior ao receio em não conseguir nada mais do que os três pontos - pelo menos, foi com essa sensação que fiquei do que o vídeo atrás referido me proporcionou ver, facto que é de louvar, e sem inferir nas questões de arbitragem (mormente na grande penalidade assinalada e nas expulsões dos jogadores sadinos).

«partantos» e concluo já de seguida, se hoje é assim, estou (muito) curioso para perceber como terão dormido os "jornalistas" do pasquim da Travessa da Queimada. certamente que não terão um sorriso nos lábios idêntico ao meu/nosso. :D
a conferir já daqui a algumas horas. :D


beijinhos e abraços (sempre muito portistas)!
Muito Obrigado! pela tua visita :)




7 comentários:

  1. Bom dia,

    Ontem conseguimos uma importante vitória no acerto do calendário, e que nos permite continuar no primeiro lugar.

    Não fizemos uma exibição de grande nível, mas sim uma exibição segura, dominamos e controlamos o jogo, e o Vitória apenas na primeira parte durante um curto espaço de tempo conseguiu importunar-nos.

    Entramos fortes no jogo e obtivemos a vantagem num penalti claro.

    Na segunda metade controla-mos o jogo, e o Setúbal não fez por merecer mais que a derrota.

    Bruno Galo foi bem expulso, e não se entendem os protestos dos Sadinos. Aliás Galo devia ter sido expulso com vermelho directo na entrada violenta sobre Moutinho.

    Notas neste jogo para as boas prestações no nosso trio de meio campo e para Mangala, Alex Sandro e Jackson.

    Estamos no bom caminho, e com o reforço no ataque com a chegada de Liedson, teremos mais alternativas para atacar o título.

    Abraço e boa semana

    Paulo

    pronunciadodragao.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Supremacia absoluta do FC Porto, que só poderia terminar com uma vitória, ainda que sem muito brilho. Num terreno pesado, com muito vento e uma equipa adversária devidamente instruída para massacrar fisicamente os jogadores portistas, na maior parte das vezes infringindo as leis do jogo, seria quase impossível ganhar com nota artística. Gostava de ver o mesmo tipo de comportamento do Setúbal frente à equipa do regime. Se desta vez acabaram com 9, a jogar da mesma forma contra o Carnide, o jogo terminava ao intervalo... É que nos cavalinhos de luxo não se pode tocar...

    Destaques para Mangala, em grande forma física, técnica e anímica e para Jackson Martinez, a confirmação de classe, frieza e sentido pelo golo.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Vitória e F.C.Porto defrontaram-se ontem no Bonfim, jogo em atraso, relativo à 12ª jornada do campeonato, Liga Zon Sagres. Num relvado pesado, escorregadio, mas a permitir jogar sem problemas, o bi-campeão, que fez uma única alteração em relação à equipa que venceu o Paços de Ferreira, Kelvin entrou para a frente e Defour recuou para o lugar do castigado Fernando, venceu justamente, por números exagerados, que não demonstram as dificuldades portistas e alcançou o Benfica no 1º lugar da classificação.

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Uma questão se me é permitida. Duas alias.

    1º Se não viu o jogo, como pode dizer que a crónica do MaisFutebol é um nojo? Eu leio sempre as crónicas do MaisFutebol e sempre me parecem bem feitas e sem qualquer clubismo.

    2º Por curiosidade, que jornais é que não são "contra o FC Porto"? E se achas que a Bola é assim tão anti-porto porque continua a ler?

    Eu não o leio e nunca vou ler. Leio o jogo e passo pelo site do record. Se querem dizer mal, que digam, a caravana continua a passar e nós a ganhar titulos.

    ResponderEliminar
  5. Tenho 2 questões para lhe colocar.
    1º - Se não viu o jogo do FC Porto como pode dizer que a crónica está mal feita e lhe mete nojo? As crónicas do MaisFutebol são das melhoras que são escritas no nosso panorama desportivo. (Eu vi o jogo e posso dizer que tirando os golos do Jackson não jogamos a ponta do chavelho)

    2º - Disse que não consegui ler mais a crónica do MF, mas pelo que leio sempre o seu blog a Bola escreve coisas piores, (Eu pessoalmente não leio a Bola, só o jogo) mas nunca o vi dizer que vai deixar de ler a Bola. Porque?
    Será um masoquismo continuar a dar dinheiro à Bola para eles continuarem a escrever más coisas sobre o nosso clube.

    ResponderEliminar
  6. caríssimos,

    obrigado! pela vossa visita e pelas vossas palavras!

    vencemos, fomos competentes, estamos no nosso lugar predilecto: o topo da classificação. e com todo o mérito, sem esquemas tácticos ultra-defensivos, cartõezinhos no bolso, bloqueios (de todo o género e feitio), rolos compressores (ou sem pressões).

    somos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    abr@ços a «ambos os quatro» :D
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  7. @ Pedro Albuquerque

    antes de mais, obrigado! pela visita e pelas suas palavras!. e pelas pertinentes perguntas (mesmo que em duplicado).

    sobre estas últimas.

    pergunta 1)
    é certo que não vi o jogo; mas, como refiro no post, pude ler as crónicas do dito nos meus locais de referência nesse "maravilhoso mundo da bluegosfera"® (e há alguns em que confio plenamente nos olhos dos seus administradores, por vezes mais do que nos meus :D ). para além disso, vi o vídeo com o resumo da partida - que deu para ter uma ideia geral.

    baseado nestas duas premissas, mesmo assim considero a crónica de ricardo gouveia «um nojo» pelo que a dita subentende: uma imensa azia pela vitória do FC Porto.
    atente-se nas expressões sublinhadas a laranja: «uma vitória que caiu do céu» (até parece que não houve empenho em conseguir os três pontos); «não foi preciso correr nem brilhar» («não foi preciso correr»?! mas estamos a brincar?! o que mais vi do resumo foram lances junto da área do Vitória do Setúbal! e os jogadores do FC Porto não me pareciam estar a jogar no campeonato brasileiro, conhecido pelas suas duas velocidades. devagar e muito devagarinho. e sobre o «brilho», deixo a «nota artística» para os outros. o que interessava mesmo eram os três pontos); «as duas equipas encavalitaram-se uma na outra (...)» (a sério: quer mesmo que comente esta frase?).
    acredite que terminei a leitura da dita nesta frase.
    mais: só tive acesso à mesma pois o 'menos futebol' é uma das minhas fontes de pesquisa de fotografias para embelezar os posts. de outra forma, ter-me-ia passado ao lado.
    e já para não referir (novamente) o facto de, ao autor de tão bela prosa, lhe ter escapado o que destaco na caixa a azul para "encadear" (ia escrever «encavalitar», mas achei melhor não o fazer...) nas astutas expressões atrás citadas.

    pergunta 2)
    considero que os únicos órgãos de informação que «não são contra o FC Porto» são a revista "Dragões" e actualmente o "Porto Canal" e a página do clube no "faceboKas" :D

    mais a sério.
    não confio em nenhum jornal desportivo em questões de isenção. o "menos mau" (pois tem princípios de equidade - que não equidistância) e no meu entendimento, é 'ojogo'.
    o 'rascord' não leio, para não apanhar alguma doença venérea «ou que assim».
    sobre o pasquim da Travessa da Queimada, e se estiver interessado, recomendo-lhe a leitura deste testamen... deste post com o título do pasquim da Travessa da Queimada....
    lá está explanado todo o meu Saber, assim como todas as razões para as quais contribuo (quase diariamente) com oitenta e cinco cêntimos para que a comandita da redacção comandada pelo "belenense" Vítor Serpa nos continue a surpreender (normalmente pela negativa...)

    abr@ço
    (volte sempre e comente mais vezes. foi um gosto!)
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons