quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Helton: és o meu nr.I! [actualizado]



 © Google


caríssima(o),

sim!, é verdade que aquele minuto 61' ainda me custa a digerir.
mas, não foi por esse erro (que pode acontecer a qualquer guarda-redes, amador ou profissional) que perdemos, esta noite e mais uma vez, no Parque dos Príncipes, ante os "árabes qataris" do Paris Saint-Germain. já o mesmo tinha acontecido em 2004/2005, mas aí a exibição foi bem pior, para o muito negativo... atrevo-me a escrever que foi mais para o horrivelmente sofrível, vá lá...

de regresso a Dezembro de 2012, e ao que aconteceu esta noite.
é inevitável referir-me ao frang..., àquela infelicidade do nosso enorme Capitão - pois que ele ainda o é, em conjunto com Lucho: um líder nato, sábio, respeitador e muito respeitado (por se fazer respeitar), cumpridor, abnegado, trabalhador, profissional, e todos aqueles adjectivos que servem para o caracterizar tal qual eu o (re)vejo sempre mentalmente, ou seja, sempre acompanhado do seu inconfundível estilo "brasuKa muito cool".

porque antecipadamente já sei que o que amanhã irei ler o que muitos de vós escreveram nesse "maravilhoso mundo da bluegosfera"®, desde já reitero o meu abr@ço solidário para com quem menos mereceu a derrota nessa noite parisiense, a par de Otamendi (que jogão! novamente imperial no centro da nossa defesa, a evitar males maiores).
é por entender (em parte) o seu semblante ao abandonar o relvado, que compreendo as suas seguintes palavras:

«

Só acontece a quem está lá dentro. 
Infelizmente estava a dar um passo no momento do remate e acabei por não ter o equilíbrio correcto para fazer o melhor movimento. Fui infeliz... 
Cometi uma falha que custou caro, pois queríamos um resultado diferente e ficar no primeiro lugar. Tenho que dar os parabéns aos meus companheiros, que fizeram por merecer outro resultado.

»


repito-me:
é por depreender a sua enorme frustração que este post vai por inteiro e na íntegra, para o guarda-redes que, na actualidade, considero ser o melhor da nossa liga.
confio no nosso Capitão e na sua tremenda capacidade em dar a volta por cima a (mais) este infortúnio. sei que o fará já este Sábado, ante o Moreirense.
(e nunca aquela "posta de pescada"® de Março deste ano esteve tão actual...)


post scriptum I:


caríssimo Amigo, espero ter correspondido ao teu desejo recente de dissertar um agradecimento especial (em estilo «post-homenagem») ao Helton.
como podes constatar, não ficou no esquecimento ;)

post scriptum II:

«

Como analisa o erro de Helton, no jogo com o Paris-SG? 
Com orgulho, trabalho num clube em que os erros individuais não existem. Aqui assume-se tudo colectivamente, assumem-se as vitórias, as grandes conquistas e as derrotas e os momentos menos felizes.
Os erros acontecem porque a equipa não conseguiu impedi-los. Há em muita especulação em torno do golo que sofremos, mas devo dizer que o Helton é o melhor guarda-redes a defender neste país e está num lote muito restrito dos grandes guarda-redes. Tem-nos dado muitos pontos.
Só falo nisto porque estou mesmo a ver que durante a semana a tecla vai ser o golo que sofremos em Paris, ou o de Braga, no caso do Danilo.
Queria que se concentrassem também no facto de o FC Porto liderar o campeonato e ser a única equipa portuguesa na
Champions...

»

autor: Vítor Pereira
fonte: FC Porto (2012-12-06)
ps: os negritos, os itálicos e os sublinhados são da minha responsabilidade. 


somos Porto!, car@go!  
«este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!


beijinhos e abraços (muito desapontados, mas sempre muito portistas)!
Muito Obrigado! pela tua visita :)



6 comentários:

  1. Perante o olhar de muitos observadores, sempre atentos ao melhor futebol da Europa, PSG e F.C.Porto discutiram no Parque dos Princípes cheio e com milhares de portugueses a apoiarem o campeão luso, o primeiro lugar do Grupo A. Venceu a equipa francesa e a vitória parece-me justa. O jogo foi interessante, bem disputado, mas faltou Porto, um Porto ao mais alto nível, quero dizer. Olhando para o resultado tangencial; ao jogo que foi equilibrado; se tivermos em conta o erro de Helton; e algumas oportunidades que desperdiçamos, podemos ser tentados a dizer que perdemos nesses pormenores, mas não, não foi só por isso que o Dragão hoje perdeu. Perdemos nos pormaiores, isto é, perdemos porque faltou gente e qualidade na exibição da equipa portista.

    Entramos mal, nervosos - porquê? -, precipitados, sem conseguir ter e trocar a bola, nunca fomos capazes de responder à entrada forte, determinada, pressionante da equipa de Carlo Ancelotti, que tanto ameaçou que marcou. A perder, a equipa portista reagiu, soltou-se, passou a jogar melhor e empatou por Jackson, após excelente passe de Danilo. Com o empate e quando se pensava que o F.C.Porto podia crescer, voltamos a ver mais PSG e novamente um Porto trapalhão, complicativo, sem grande organização, sem capacidade para colocar em respeito a equipa francesa que voltou à mó de cima até ao intervalo.
    1-1 na ida para o descanso, resultado que se aceitava, mas mais PSG.

    Na segunda-parte e no início, muito parecida com a primeira, mais perigosa a equipa da capital de França, Porto com os mesmos defeitos dos 45 minutos iniciais e novamente a sofrer um golo. É verdade que foi num frango de Helton, mas faltou matar a jogada antes, muitas cerimónias até Lavezzi rematar. A perder, voltou a haver mais Dragão, voltamos a jogar melhor, a ter possibilidades de empatar - Jackson na cara do guarda-redes e Lucho sozinho na recarga, podiam ter empatado -, mas faltou sempre qualquer coisa na forma como as jogadas eram construídas e resolvidas, nunca foi fluído e criativo o jogo do F.C.Porto.

    Resumindo, perdemos e perdemos bem. E quando digo que faltou gente, refiro-me alguns jogadores que estiveram muito abaixo das suas possibilidades. Não houve Fernando, Lucho e Moutinho também não mostraram muito, James aquém do que se esperava, num jogo de grande visibilidade e Varela, como é possível ter estado em campo até aos 84 minutos? Jackson marcou e se falhou outro golo, fez uma exibição muito razoável. A defesa, Helton excluído e não foi só pelo segundo golo, esteve bem, melhor, é verdade, Alex Sandro - espero que a sua saída aos 85 minutos não tenha sido por lesão - que Danilo, bem Mangala e super-jogo de Otamendi, o melhor em campo e um dos poucos portistas que não merecia perder.

    Notas finais:
    Jogávamos pelo primeiro lugar, pelo prestígio e pelo dinheiro. O prestígio não ficou abalado, mas não saiu reforçado; o dinheiro foi-se; e o primeiro lugar também, sendo este facto o mais fácil de digerir. Atendendo às equipas que vão ficar em segundo e em primeiro, venha o diabo e escolha.

    Da forma como o jogo decorreu, atendendo à dinâmica e velocidade com que o PSG jogou, é especulativo dizê-lo, mas se não temos poupado jogadores e vendo a falta de andamento de alguns jogadores portistas, não sei não...

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Quando se joga para o empate, como penso que o FC Porto jogou, face às diferentes atitudes adoptadas, antes e depois de estar a perder, pelas duas vezes, arrisca-se a perder.

    Essa máxima voltou a funcionar em pleno.

    Efectivamente, os Dragões só mostraram o que valem nessa situação, o que convenhamos, não é a atitude certa para quem tem ambições europeias. Isso mais um conjunto de erros primários e fatais, que em alta competição se pagam caras ditaram a merecida derrota.

    Esta equipa tem que ser mais consistente se quer continuar na prova. Eu acho que não está ainda suficientemente madura para ambicionar voos mais altos, qualquer que seja o próximo adversário.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Foi uma infelicidade de um jogador que já nos livrou de sofrer muitos golos e já nos valeu muitas vitórias. Claro que custa perder desta forma, como tinha também custado perder contra o Braga, mas é mesmo assim.

    De qualquer maneira, penso que os franceses foram melhores e acabaram por merecer a vitória.
    Como escreveu aqui o Rui Anjos no comentário anterior, ainda falta alguma maturidade a este F.C. Porto, principalmente nestes jogos.

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Em termos artísticos, o frango até foi razoável. 7 em 10...

    ResponderEliminar
  5. Obrigado blogmaster Miguel. Este franguinho e o de Stanford Bridge qdo podíamos ter eliminado o Chelsea são os piores momentos deste homem.

    Em compensação já nos deu muitos pontos e títulos aqui e na Europa.

    No sorteio penso que seria bom o Schalke, temos contas a ajustar com esses gajos.

    Até já



    ResponderEliminar
  6. caríssimos,

    obrigado! pela vossa visita e pelas vossas palavras!
    (com um pedido de desculpas adicional por só vos responder com esse atraso de oito dias depois dos vossos comentários. enfim... estou a falhar como notas de quinhentos nas nossas carteiras... :D )

    somos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    abr@ços a «ambos os dois» :D
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons