quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

de uma Nortada insuspeita sobre o que é (in)suspeito...





caríssima(o),

e a boa notícia do dia é que o post "dragão de ouro: 'guardabel'" foi o mais visto da última semana, ultrapassando o milhar de visitas directas ao mesmo, ao ponto de o "poBo do Norte" ter sido a principal fonte de tráfego (ao invés do "porta19").
um feito, sem qualquer sombra de dúvida, e que merece ser assinalado com o devido destaque (e correspondente vénia)!
portanto (e mais uma vez), a ti, "guardabelinho" ;) , o meu muito obrigado! pela fantástica entrevista que concedeste a quem lê as "postas de pescada"® deste que vos escreve.

(a má notícia é que, depois de uma certa e determinada azáfama - com o registo das avaliações do final do primeiro período de aulas e a consequente preparação do primeiro período de "férias" da classe docente - estou de volta :D )


a outra notícia do dia ainda está um pouco verde, mas já dá para perceber que se não houver condenações (cíveis e desportivas), «something is rotten in this state». e porquê?

«

Paulo Pereira Cristóvão, ex-vice-presidente do Sporting, foi acusado de sete crimes, nomeadamente desvio de dinheiros do clube. O empresário é ainda acusado de ter montado uma armadilha ao ex-árbitro José Cardinal, que acabou por desencadear todo este processo.
O ex-dirigente leonino é acusado, pelo Ministério Público, de um crime de burla qualificada, um crime de branqueamento de capitais (ambos em co-autoria), um crime de devassa por meio de informática (com o objectivo de reunir informação confidencial sobre árbitros da liga profissional de futebol), dois crimes de peculato, um crime de acesso ilegítimo qualificado e, por fim, um crime de denúncia caluniosa qualificada.

»

por muito menos desceu o Boavista FC de divisão - curiosamente sob acusação de um ex-dirigente leonino afamado por ser amigo do deus Baco e de um outro "ilustre" lá (do lado de lá) da Segunda Circular...



e já que me refiro a figuras (algo) "ilustres", é tempo de me debruçar sobre o que o palhaço que se segue na figura abaixo proferiu no final da semana passada.

 
© Google | Miguel Lima (Tomo II)
(clicar na imagem para ampliar)


disse o (em tempos idos, quando a televisão era a preto-e-branco e os postes das balizas quadrados) "pantera negra":

«

para mim, o spórtém será sempre o meu rival porque o FC Porto não existia quando eu jogava. em 19 anos não me ganhou nada, embora agora o respeite como equipa.

[...] 
é claro que esperava ganhar [o derby da Segunda Circular] e, aliás, este 5lb só perderia em Alvalade se jogasse com os juniores...

»


curiosamente (ou talvez não...) estas alarves declarações foram proferidas à margem da gala de solidariedade social "a vida de um vinho"...
o certo é que, no dia seguinte, quiçá mais sóbrio, o senhor resolveu dar o dito pelo não dito:

«

fiquei preocupado quando percebi que as minhas declarações tinham sido levadas a sério... 
o que eu disse foi em tom de brincadeira...

»


portanto, foi tudo uma «brincadeira»...
até pode ter sido de muito mau gosto e injurioso para os clubes (centenários) em causa. e igualmente lesiva do seu bom-nome e da História que efectivamente têm. mas não passou tudo de uma «brincadeira», pelo que está tudo bem...
e "desculpem lá qualquer coisinha, que eu cá vou continuar a destruir carros de alta cilindrada, pois já não tenho idade para andar a pé quanto mais conduzir, ok? e por "idade" refiro-me a capacidades intelectuais, ok? e por "capacidades intelectuais" refiro-me mesmo a já estar um tanto ou quanto senil, ok?"...
pois por mim não está mesmo nada bem, pelo que e como o referi na página do blogue no faceboKas®, peço desculpa pelo palavreado (eventualmente ofensivo), mas não fui eu quem o afirmou/provocou:

ó "deusébio":
vai p'ró car@**o que t'a f**@!



num outro registo, mas sempre com personagens "ilustres" afectos aos clubes da Segunda Circular por perto, pergunto:

lembram-se da pouca-vergonha e da desfaçatez de Coimbra, em Outubro de 2010?


eu lembro-me. e bem. ganhámos um encontro com grau dificílimo, num terreno que mais pareceu um charco e/ou lago, onde os "patos" foram o árbitro Duarte Gomes e os seus correlegionários.
foi (mais) uma daquelas "bofetadas de luva azul-e-branca"® dedicada àqueles mesmos personagens "ilustres", os quais contavam com uma escorregadela do nosso clube do coração. tiveram um tremendo azar, pois não contaram com a abnegação dos nossos heróis, que fizeram da afronta em jogar aquela partida e naquelas condições, um grito de revolta, o seu "grito do Ipiranga". para quem já não se recorda, as condições foram as que a imagem que se segue pretende elucidar:





pois que se (in)tentou que o mesmo cenário acontecesse esta época, mas lá para as margens do Sado.
debalde, já que o árbitro Pedro Proença considerou que não estavam reunidas as condições mínimas necessárias e exigidas nos regulamentos.
sinceramente nem sei de que se queixam e quais os "sistemas" que se aventam com tal adiamento. é que, sem ele, não haveria o "foguetório" de fogo fátuo da «liderança isolada» no campeonato. enfim...


agora que estou mais aliviado na alma, vou deixar-te continuar com os teus afazeres natalícios.
mas antes, informo-te que, logo a seguir ao símbolo «gosto» do "faceboKas"®, em «ler mais», há a continuação desta "posta de pescada"®, a qual inclui o que de melhor e sobre o nosso quotidiano se escreveu nas últimas edições impressas do pasquim da Travessa da Queimada - bem como a última NORTADA do nosso enfant terrible, Miguel Sousa Tavares (com a qual estou plenamente de acordo) e mais umas quantas surpresas :D


beijinhos e abraços (muito chuvosos, e sempre muito portistas)!
Muito Obrigado! pela tua visita :)






© Google


antes de tudo e sobre os 25 anos de comemoração da nossa vitória em Tóquio, na conquista da primeira (de duas) daquela taça que outros queriam ter na vitrina e não conseguiram (tendo levado duas cabazadas das antigas, uma delas em casa):
1) tudo sobre o Toyota que o Madjer ganhou, como mpv daquela partida
2)
tudo sobre "a lente que viu para lá da História"
3)
tudo sobre "a neve continua azul em Tóquio"
4)
o dossier de doze páginas "aos olhos do Mundo"
5)
tudo sobre o bis, "17 anos depois"


depois e continuando nesse belíssimo tom azul-e-branco:
i)
o artigo "lições de vida real", da autoria de Paulo Teixeira Pinto
ii)
o último PLENOS PODERES "verdades e variedades", do nosso caríssimo Rui Moreira
iii)
o artigo de António Simões "o Muller, Cardozo"
iv)
a "tal" NORTADA "quando tudo é suspeito...", e cuja leitura atenta recomendo, não só a quem sofre pelo FC Porto, mas sobretudo a quem torce para que aquele seja uma constante na sua triste Vida de lampiónico adepto do anti-portismo primário - o clube com o maior nr. de associados neste "rectângulo à beira-mar (im)plantado"®
v)
o último artigo de Paulo Futre «estás cego!», e com o agradecimento especial ao caríssimo Vila Pouca pela sua disponibilização no (muito azul) "dragão até à morte"


prosseguindo com a resenha do que de melhor foi publicado sobre o nosso quotidiano:



 


«e agora, algo completamente diferente».
algo... verde.
sim!, algo sobre o quotidiano do clube do ex-dirigente leonino Paulo Pereira Cristóvão - «acusado de sete crimes» mas que, pelo que querem fazer passar, o clube de Alvalade não esteve envolvido nessa "cena que não lhe assiste", se bem que há umas quantas perguntas simples que ainda não foram respondidas, a saber: (i) por que razão foram depositados 2000 euros na conta de um árbitro e (ii) que tipo de contrapartidas (para o Sporting) eram esperadas?

(ou muito me engano, ou no final desta época, a Justiça surgirá por vias desportivas - isto é, por vias nada travessas...)



 
© Google | Miguel Lima (Tomo II)


e por "falar" em vias travessas, agora vamos abordar o quotidiano sobre aquele clube do «habitual folclore nacional a que o Futebol Português foi habituando o povinho da bola» - palavras textuais do que pode ser lido no editorial do belenense vítor serpa "uma responsável irresponsabilidade".

para lá do editorial do excremento (do) Delgado "da refundação e outras coisas...", e para início de gargalhada sonora, recomendo a leitura do do artigo dO leonor pinhão "com as «impressões digitais» de óscar cardozo". é bastante interessante, por se perceber que o(a) senhor(a) fuma daquelas "brocas" que concedem uma moca tão, mas tão valente a quem delas retira o seu máximo prazer.
depois, recomendo a leitura deste artigo sobre o programa "quinta da bola", numa edição bastante "simpática" e da qual tive a casualidade de ver os primeiros cinquenta segundos, pois, para lá dos moderadores vítor serpa e josé manuel delgado, contou com o seguinte painel de convidados: marta rebelo, diamantino miranda e sílvio cervan.
tanta pluralidade futebolística até é comovente - principalmente num programa/debate sobre o rescaldo do derby da Segunda Circular e sobre o «duelo do 5lb com o FC Porto na luta pelo título»...
(parece que é o «caminho do Futuro» desse canal que não gosta de ser conotado como segundo órgão de comunicação oficioso do 5lb...)

para finalizar este capítulo lampiónico, eis o que escreve o (in)suspeito cruz dos santos, em "adiamentos e penalties":


 
© pasquim da Travessa da Queimada
(clicar na imagem para ampliar)



 
 (clicar na imagem para ampliar)


para concluir, para quem estiver com curiosidade (e ainda muita paciência), e num registo mais "internacional" (logo, que não perturba nem susceptivelmente ferirá espíritos mais... "sensíveis" e/ou facilmente incomodativos):
  1. a problemática do recorde de Messi, com a notícia de que houve um zambiano que afinal fez mais golos do que o astro argentino num ano civil - sendo que este já contabiliza oitenta e oito (depois do bis ao Córdova

  2. a notícia que confirma o meu pressentimento: na próxima época "el único" não estará em Madrid (a não ser por lazer)
  3. o artigo de Jorge Maia "Falcao é nome de verbo"

  4. o artigo de luís freitas lobo "o 'deserto' de Michu"

  5. o artigo do sr. com apelido de prato de bacalhau "estádios velhos e desertos" - sobre uma realidade italiana que em (muito) breve atingirá o nosso quotidiano (se é que já não o atingiu...)

  6. a notícia do plausível desaparecimento do Gulpilhares no hóquei em patins profissional nacional

  7. a notícia sobre o rescaldo do primeiro ano de mandato de Fernando Gomes à frente dos destinos da Federação Portuguesa de Futebol



beijinhos e abraços (muito tranquilos, e sempre muito portistas)!
Muito Obrigado! pela tua visita :)



Sem comentários:

Enviar um comentário

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)