© Google | ojogo
(clicar na imagem para ampliar)
então houve duas penalidades máximas por assinalar contra o FC Porto, em outros tantos jogos e curiosamente protagonizadas pelo mesmo jogador - uma ante o SC Braga (para a Taça de Portugal) e outra contra o Moreirense (para o campeonato)?
então o «sistema» volta a atacar e a «Verdade Desportiva» a ser ultrajada?
muito bem...
o que mais detesto é essa memória selectiva que é intrínseca a quem é lampião, de tal forma que pretende sonegar a Realidade, destacando desta o que mais lhe convém e relegando o que lhe é desfavorável para "debaixo do tapete" e/ou para um qualquer túnel que mais lhe aprouver.
assim sendo e para relembrar os "manuéis" que por aqui gravitam:
1)
5lb 2-1 SC Braga, 01 de Abril de 2012.
(não!, não foi mentira...)
árbitro:
João «pode ser o João» Ferreira
© Google
(clicar na imagem para ampliar)
2)
5lb 2-3 FC Porto, 02 de Março de 2012
(sim!, nós ganhámos com um golo em fora-de-jogo; mas este lance aconteceu antes. e com uma igualdade no marcador...)árbitro:
Pedro Proença
© Google
(clicar na imagem para ampliar)
3)
FC Porto 5-0 visitante, 07 de Novembro de 2010.
(sim!, ganhámos. de forma esclarecedora. e arrebatadora. daí termos ainda mais credibilidade e legitimidade para reclamar.)
árbitro:
Pedro Proença
© Google
(clicar na imagem para ampliar)
4)
5lb 1-3 FC Porto, 20 de Abril de 2011.
(sim!, ganhámos. e contra o "xistrema", conseguimos a "reserBa" para a final no Jamor. e depois para Dublin. já os milhafres...)
árbitro:
Carlos Xistra
© Google
(clicar na imagem para ampliar)
para finalizar, quatro breves notas finais:
i)
escrevo estas linhas sem recorrer a jogos a preto-e-branco e/ou com os postes quadrados e/ou a campeonatos "polémicos", ganhos com subterfúgios como "túneis", "estorilgates" e outros quejandos.
e nem me referi ao jogo FC Porto 1-1 5lb, de 08 de Fevereiro de 2009, a que se refere a capa de OJOGO, acima. ou a esse recorde que aconteceu no ex-estádio da Lucy e a que se referiu Vítor Pereira, de três grandes penalidades assinaladas em menos de meia-hora...
agora, o que não me esqueço foi das (digamos assim) "atenuantes" invocadas pelos lampiões para que a dita grande penalidade não tivesse sido assinalada. curiosamente (ou talvez não), são coincidentes com os argumentos por nós invocados para "ilibar" o Alex Sandro...
e nem me referi ao jogo FC Porto 1-1 5lb, de 08 de Fevereiro de 2009, a que se refere a capa de OJOGO, acima. ou a esse recorde que aconteceu no ex-estádio da Lucy e a que se referiu Vítor Pereira, de três grandes penalidades assinaladas em menos de meia-hora...
ii)
e aproveito para esclarecer que não me enganei quando "postei" a imagem do SC Braga vs. 5lb da época passada, em "dessas (gloriosas) tendências de se pretender ver mais além...", pois efectivamente foi assinalada grande penalidade contra a agremiação lampiónica de Carnide.agora, o que não me esqueço foi das (digamos assim) "atenuantes" invocadas pelos lampiões para que a dita grande penalidade não tivesse sido assinalada. curiosamente (ou talvez não), são coincidentes com os argumentos por nós invocados para "ilibar" o Alex Sandro...
iii)
sobre o "tal" jogo do penalty que custou um castigo exemplar a... Lisandro López, recordo o que escreveu Jorge Maia, em OJOGO, a 10 de Fevereiro de 2009:
«
Ensaio sobre a cegueira
Há uma estranha relação entre as grandes penalidades e a cegueira - especialmente a pior estirpe de cegueira, que é aquela que afecta os cegos que não querem ver. Assim sendo, ninguém quer ver uma grande penalidade que prejudique o seu clube; mas, curiosamente, toda a gente vê as que o podem beneficiar.
Explica-se:
os portistas viram todos (e muito bem) a grande penalidade que Reyes cometeu sobre Lucho aos 18' (quando o jogo estava empatado a zero), e os que têm melhor acuidade visual até são capazes de ter conseguido ver a de Yebda sobre Lisandro aos 70' (quando o 5lb vencia por 0-1). Em contrapartida, os benfiquistas não viram nenhuma delas.
Com algum distanciamento percebe-se que uma existiu e a outra não; que uma foi marcada e outra não, e que Pedro Proença, para mal dos seus pecados, cometeu dois erros. No primeiro lance deixou-se iludir pelo voluntarismo de Lucho González, que fez questão de seguir o lance apesar de ter sofrido falta; no segundo lance foi vítima da propensão para o dramatismo de Lisandro. Num erro prejudicou o FC Porto e no outro o 5lb.
Não acho que os erros funcionem de forma matemática e na arbitragem menos por menos não dá mais. Mas pretender concluir que só existiu um erro é ser cego. E daqueles que não querem ver.
»
iv)
em tempo (já não tão) útil, disponibilizarei o que de melhor e sobre o nosso quotidiano se escreveu nas últimas três edições impressas do pasquim da Travessa da Queimada
beijinhos e abraços (muito tranquilos, e sempre muito portistas)!
e Muito Obrigado! pela tua visita :)
Michael, não te esqueças do épico golo do Saviola contra a Académica com a mão, em fora de jogo e na sequência de um livre. Aqueles lances em que "o fiscal de linha não vê porque não quer. Aliás, ele vê, só que não quer marcar"...
ResponderEliminarO pormenor da mão do Salvio é muito bom. Ninguém se lembra disso porque aconteceu no jogo épico, mas podia ter sido um escândalo ainda maior..
caríssimo,
ResponderEliminarreferes-te a este "clássico", certo?
um escândalo (para nós); uma justiça da verdade desportiva para os outros, os coisinhos...
abr@ço
Miguel | Tomo II