quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

dragão de ouro: "guardabel"



 © Google


caríssima(o),

o dia de hoje é de grande "emoçom", com imensa "comoçom" à mistura, car@go!
explico.

como o título desta "posta de pescada"® indicia, está entre nós o "guardabel" - essa figura incontornáBel do (muito azul e imensamente portista) "poBo do Norte", um espaço de referência (e uma Bisita obrigatória) desse "maraBilhoso mundo da bluegosfera"®.
quem não sabe do que escreBo e/ou não por lá passa, não merece o ar que respira. e não estou a exagerar. por exemplo e para lá das suas pertinentes, mordazes, objectiBas, incisivas e (por vezes) hilariantes "postas de pescada"®, desconhece a boa "disposiçom" e o humor do caríssimo "Ribeiro Deep Blue". é só um exemplo elucidativo e do que se anda a perder (e, nos dias que correm, rir terá sempre que ser o melhor remédio para se enfrentar quem nos quer ir ao c... quem não nos quer nada bem).

curiosamente a (até hoje) única vez que me cruzei de facto com o "guardabel", foi no (mítico) "I Encontro da Bluegosfera Portista". tiBemos a honra de podermos partilhar saberes comuns e experiências únicas destas "andanças" no painel dedicado à temática "a 'bluegosfera' no contexto das novas formas de comunicaçom" - com a sua "interBençom" a poder ser lida aqui e o meu testamento aqui
a primeira vez, não nos conhecíamos e foi no antigo Estádio da Luz, a 22 de Março de 1992. nesse jogo, estiBe mais o meu Avô, na superior para onde o nosso FC Porto atacou na segunda parte, pelo que tiBe o priBilégio de poder Ber, em grande estilo e de forma bem panorâmica, os três golos com que derrotámos os coisinhos da (dita) «gloriosa» "agremiaçom" lampiónica de Carnide. para Sempre inesquecíBel...

no encontro atrás referido, surpreendeu-me a sua simplicidade em explanar temas tão profundos como o anti-portismo primário, a nossa "relaçom" ódio-antipatia básica pela "agremiaçom" lampiónica de Carnide (decorrente sobretudo do factor anterior), ou o reviver bons Belhos tempos junto ao Departamento de Futebol do clube no saudoso Estádio das Antas. 
também gostei particularmente da forma prazenteira com que conseguiu arrancar gargalhadas sonoras a uma plateia, até à sua "intervençom", demasiado sisuda, circunspecta e séria. não o disse na altura, por pueril timidez e porque ele abandonou mais cedo o local do que eu. 
fica agora registado o meu sentido e sincero agradecimento pelos sorrisos largos que me proBocou e pelas (lindas, gratas e eternas) memórias que (me) conseguiu eBocar.

de facto, o dia 21 de Julho de 2012 foi um dia profícuo, em que (noBamente) me atrevo a afirmar que foi feita História no nosso uniBerso azul-e-branco e que, por tal e pelo sucesso que se lhe reconhece(u), penso que se repetirá em breBe, com total benefício para toda a "naçom" portista. 


portista dos quatro costados "nesse maraBilhoso mundo que é a bluegosfera"®, com um sentido de humor simples (pelo que genial) e um racicínio escorreito, BiBe intensa e apaixonadamente o nosso clube do "coraçom", defendendo-o com muito carácter e de forma acérrima ante quem o ataca, e sempre com muita "Educaçom" e "elevaçom" Moral.

assim sendo e sem mais delongas, na rubrica "binte perguntas a..." - os "dragões de ouro" deste espaço de "discuçom" pública -, connosco, o caríssimo "guardabel" - a quem um dia cumpri com o seu desejo de ser tratado por "guardabelinho"...


faço votos sinceros para que também desfrutes desta minha alegria em poder partilhar contigo alguns dos seus pensamentos sobre o quotidiano azul-e-branco e que, como eu, te deixes surpreender com alguns dos factos contidos na entrevista que se segue.
é logo a seguir ao «gosto» do "faceboKas"®, em «ler mais» ;)

ps:

troquei deliberadamente os Bês pelos Bês, e acentuei a pronúncia nos sons nasalados identificados "entre aspas" em homenagem à primeira versão do "poBo do Norte".


beijinhos e abraços (muito azuis-e-brancos)!
e Muito Obrigado! pela tua visita :)




© Google | Miguel Lima (Tomo II)

(imagem do Berdadeiro "Guarda Abel", que não o do nosso protagonista)


binte perguntas a… "guardabel"


I. dados biográficos (gerais)
nome: J. | "guardabel"
data de nascimento (mês, ano): Fevereiro de 1971

signo do Zoodíaco: aquário

naturalidade (Freguesia, Concelho, Distrito)
Cedofeita (Porto

residência (Freguesia, Concelho, Distrito):
S. Mamede de Infesta, Matosinhos, (Porto


II. entrevista

1. antes de tudo, podes explicar as razões que estão por detrás (ou à frente, ou em «ambas as duas») da escolha do teu "nick”? e já agora, onde estavas a 28 de Abril de 1991 (por oposição a 07 de Novembro de 2010)? 
O meu "nick" rende homenagem a essa figura ímpar do imaginário portista: o homem que, num dia de Inverno como qualquer outro, espetou dois bufardos no Gaspar Ramos, numa clara tentativa de lhe endireitar a cara. A cara do dito senhor continuou uma desgraça, mas pelo menos nasceu o mito. Eu achei que o deveria perpetuar num "nick".
No dia 28 de Abril estava precisamente no Estádio das Antas. Nesse dia, em que perdemos o campeonato, nada foi positivo (excepto, claro, a acção caridosa do "Guarda Abel" na cara do Gaspar Ramos). A 07 de Novembro de 2010, estava no Estádio do Dragão a repetir a palavra “visitante” não sei quantas vezes.

2. ainda te lembras da primeira vez que entraste num estádio de futebol?
e já agora: qual foi o estádio, quando foi (basta o ano), que equipas jogaram e qual o resultado final?
 
Lembro-me: foi a 17 de Junho de 1979, na consagração do bicampeonato, contra o Barreirense.
Lembro-me de, por sorte, não ter ido parar ao hospital, juntamente com o meu pai e a minha irmã (que nunca mais entrou num estádio de futebol, já agora), pois, no momento em que as equipas entravam, as pessoas que estavam a entrar, na ânsia de as ver, empurraram quem estava à frente, tendo caído toda a gente por cima de quem estava sentado. 

Foi uma bonita avalanche azul-e-branca. Podia ter corrido muito mal, mas felizmente deu para ver o FC Porto campeão.

3. qual a primeira recordação – a mais imediata – de “estar”, de “sentir o pulsar da turbe” no saudoso Estádio das Antas? justifica a resposta.

Como se pode "ver" na resposta anterior, eu senti mesmo, literalmente, o “sentir da turbe” porque me caíram todos em cima. E tinha apenas 8 anos.
Em termos desportivos, lembro-me do “bruáááá!” sempre que o Bife (jogador brasileiro que era suposto ser craque, mas nunca o foi) tocava na bola; dos golos de cabeça do Mike Walsh; dos livres do Celso; das arrancadas do Futre e, claro, da magia do Madjer.
E nunca mais esqueci aquele jogo contra o Sporting da Covilhã, em que virámos o jogo de 1-2 para 4-2 e fomos campeões, com a classe inigualável de Fernando Gomes e companhia.

4. uma pergunta que se impõe: concordaste com a demolição do Estádio das Antas? porquê?

Na altura, a minha reacção, e creio que a da maioria dos portistas, foi de grande tristeza: desaparecia um espaço mítico, uma casa de muitas alegrias e de algumas (poucas) tristezas.
Agora, percebo – e todos percebemos - que era a (r)evolução necessária. Só de pensar em entradas e saídas dos jogos completamente “esmagado” pela multidão, na falta de conforto que era ver um jogo sentado no cimento gelado (eu era sócio de Superior Sul...), ou nas casas de banho completamente impraticáveis a partir de certa altura – só de pensar nisso tudo, até me dá calafrios.

5. à data [
Novembro de 2012], qual foi o melhor desafio de futebol que assististe “ao vivo e a cores” e que nunca esquecerás? porquê?
(não contam para esta estatística as partidas televisionadas, ok?)

Aquele que me deu mais prazer foi, sem dúvida, o FC Porto 5-0 Visitante, no dia 07 de Novembro de 2010. Mas guardo uma recordação muito especial do FC Porto 4-1 Lázio, no caminho para a Taça UEFA de 2003.
"Falando" dos jogos fora e a que pude assistir (não foram muitos), a melhor recordação é a vitória na Luz por 3-2, a 22 de Março de 1992, com golos de João Pinto, Kostadinov e Timofte. Também foi especial porque foi a primeira vez que fui àquela banheira.

6. já o explicaste (sucintamente) no teu
postI encontro da Bluegosfera – Um êxito”, mas como surgiu a ideia do blogue “poBo do Norte?”
e qual a estória mais curiosa e
/ou divertida e/ou sui generis que guardas para o ilustrar convenientemente?
A ideia do "Pobo do Norte" surgiu a partir do meu amigo "Pôncio" ("nick"), que me desafiou a expressarmos o nosso portismo e anti-benfiquismo militantes num blogue.
Como achávamos que faltava, na altura, um pouco da segunda vertente, numa perspectiva mordaz e bem humorada, avançámos.
Com mais ou menos regularidade, lá vamos mandando as nossas "postas de pescada" e, para grande felicidade nossa, contamos com um conjunto de leitores que enchem a nossa caixa de comentários com textos que são já uma espécie de blogue dentro do blogue. Imperdíveis, de facto!

7. concordas com a actual política de Comunicação do FC Porto (sobretudo para o “exterior”) – nomeadamente com a aquisição do “Porto Canal”? porquê? e o que mudarias (a haver mudanças, na tua opinião)?

Acho que há coisas que eu, como adepto portista, gostava de saber, mas compreendo que, por razões estratégicas, isso não possa acontecer. 
Vivemos uma guerra sem fim com os gajos de vermelho, de ataque e contra-ataque, e não foi por acaso que, há um ou dois anos, nos acusaram de termos lá dentro espionagem a trabalhar para nós (achei um piadão a isso, já agora). 
Por outro lado, uma das nossas grandes qualidades ao longo dos anos sempre foi a capacidade de resolvermos os problemas internamente sem que eles chegassem à opinião pública. Hoje em dia, com a questão dos sites, das redes sociais, etc... isso torna-se muito difícil. 
Temos de nos adaptar e temos de definir muito bem uma política interna para a utilização das redes sociais pelos nossos jogadores. Sabemos como a imprensa vermelhusca anda sedenta de polémicas à volta do nosso clube.

Em relação ao "Porto Canal", achei fantástica a aquisição. 
Sem fazer dele um canal do clube, com uma linha de orientação em que impera o insulto, a maledicência, o ataque à honorabilidade das pessoas (como acontece num outro certo canal que todos sabemos qual é), conseguimos mantê-lo como canal generalista, com qualidade, mas imprimir-lhe uma identidade portista.

8. o que se te apraz dissertar sobre a presença de José relvas e de Durão Barroso na última gala dos “Dragões de Ouro”?
e sobre a atribuição do “Dragão de Honra” ao actual Presidente da Comissão Europeia, pelo motivo de que «O Dragão de Honra é mais do que uma distinção pelo que fazem em nome do FC Porto, mas sim atribuído àqueles que honram o clube pelas situações que conquistam e pela dedicação com que elevam o nome de Portugal»? porquê?

Independentemente de gostar ou não deste ou daquele político – e desses dois não gosto particularmente –, sinceramente não me aquece nem me arrefece que estes prémios tenham sido atribuídos.

9. e gostaste da reeleição do “leitor” por mais quatro anos ao comando da agremiação de Carnide? o que achaste da sua
saudação para os detractores? e achas que José Eduardo Moniz far-lhe-á sombra (dentro do possível, pois trata-se de “o orelhas”) na direcção? 
justifica as tuas opções, sempre que possível.
Por mim, pode ficar lá eternamente, porque isso significa que em dez anos ganhará um ou dois campeonatos, sendo os restantes para nós. Não percebe patavina de futebol, precisa que lhe escrevam os textos, é de baixo nível, mal-educado, insulta os próprios adeptos do clube (como se vê na “saudação” aos contestatários). Para além disso (e já não é assim tão pouco), não declama poesia e nem tem uma mulher brasileira 40 anos mais nova, boa como o milho. Cada vez que o ouço falar dou graças aos deuses termos como Presidente o homem que temos.
Não me admirava que José Eduardo Moniz fosse o seu sucessor, assim como ele o foi de Manuel Vilarinho, tendo entrado antes para a estrutura do clube, vindo do Alverca, clube que ajudou a afundar.
Independentemente de tudo isto, acho que Vale e Azevedo seria sempre o homem certo no lugar certo.

10. ainda sobre os climas eleitorais nos clubes (ditos) grandes lá para os lados da Segunda Circular, e tendo presente todas as “peripécias” em torno das últimas eleições presidenciais para o Sporting CP e para o 5lb, pergunto-te: temes que o mesmo possa acontecer quando Pinto da Costa abdicar de concorrer à presidência do nosso clube? porquê? sustenta a tua resposta com três razões/factores principais.

Acho que não. Acho que Pinto da Costa vai fazer uma transição suave para alguém da sua confiança. Eu até acho que é alguém que já lá está dentro (sim, estou a pensar nesse).
Três razões? um: Pinto da Costa ama o clube e nunca o deixaria nas mãos de quem não confia. dois: Pinto da Costa quer assistir ainda a muitas vitórias depois de deixar a presidência. três: ver razão nº 1.
Mas isto não impede que, quando terminar o "reinado" de Jorge Nuno – ou seja, daqui a uns 25, 30 anos – surja gente que está neste momento na sombra, à espera do momento para se chegar à frente.

11. achas mesmo que o spórtém
poderá desaparecer – e não o escrevo no sentido figurado, mas mesmo com a convicção de que tal é uma possibilidade plausível?
e, no plano desportivo, consideras que conseguirá a manutenção na Primeira Liga ou obrigará a sua equipa B a descer para a principal divisão dos escalões que não são profissionais (a Segunda Divisão B)?

Desaparecer enquanto clube, acho que não, mas já me passou pela cabeça que lhe aconteça uma espécie de “belenensização”.
É muito grave o que se passa com eles. E, a menos que surjam financiamentos a sério (que ninguém sabe de onde vêm, à laia do clube do milhafre), que permitam comprar jogadores de qualidade, acho que a tendência é para continuarem a descer. Um presidente daqueles também não ajuda nada...

12. e sobre o actual projecto do Sporting de Braga? o que te parece?
achas que António Salvador “inspirou-se” no nosso modelo de gestão, sobretudo nas décadas de ’80 e de 90’, em que comprávamos “
frutinha boa” praticamente no mercado nacional, rentabilizando esse investimento com posteriores vendas?
e achas que o
Sporting de Braga conseguiu a proeza «gverreira» de ter a cidade em torno de si, ou não passa tudo de uma ilusão e quem é «glorioso» na cidade dos cinco pês é a outra equipa que traja de 'bermelho'?
Nem precisamos de ir tão longe para a questão do mercado interno: com o Mourinho fizemos isso mesmo, construindo uma grande equipa, quase 100% portuguesa, e com o resultado que se viu.
Acho que o Salvador tem uma coisa que, por exemplo, os presidentes dos clubes da Segunda Circular não têm: percebe de futebol e movimenta-se no mercado com alguma ratice (só assim se explica ter conseguido ir buscar o Éder, por exemplo). Para além disso, tem pronúncia do norte, o que lhe dá muito mais dignidade.
Posto isto, não acredito que o SC Braga possa vir a ganhar um campeonato proximamente, porque não vai conseguir voltar a reunir tantas "sobras" dos clubes ditos "grandes" com tanta qualidade (dentro do género de “sobras”). E tem sempre que vender, como se viu com o caso do Lima.

13. deixemos os nossos rivais em paz e olhemos para o actual “estado de graça” e sobre o quotidiano do nosso clube do “coraçom”: como avalias a qualidade do nosso plantel principal de futebol? por exemplo, consideras que existem lacunas? quais são elas (a existir)? e quais são as suas principais virtudes? quem é a estrela mais cintilante?
justifica as tuas respostas.

Bem... Quando me enviaste este questionário, estávamos, de facto, em “estado de graça”; mas neste momento, após as derrotas com o Braga e o PSG, acho que estamos em crise gravíssima. Isto, claro, a avaliar pela imprensa vermelhusca... Eu acho que "nem 8 nem 80": nem estávamos imparáveis, a arrasar, a demolir o que quer que seja – apesar de alguns resultados volumosos -, nem estamos agora assim tão mal, como alguns querem fazer crer.
Acho que temos um excelente "onze", mas apenas um bom plantel. No banco, parece-me faltar quem faça a diferença. Kléber não conta; Defour é uma boa alternativa a Fernando, mas não a Moutinho; e Atsu tarda em afirmar-se como verdadeiramente especial e imprescindível - ele que já teve mais oportunidades que todos os extremos jovens juntos que falharam no nosso clube nos últimos dez/quinze anos (só alguns: Candeias, Vieirinha, Ivanildo, Hélder Barbosa, Bruno Gama) -, para não falar em Kelvin e Iturbe. Na defesa, vejo com muito agrado a ascensão de Abdoulaye, mas confirmo o meu cepticismo em relação a Miguel Lopes.
Necessidades em Janeiro? Precisamos de um ponta-de-lança que faça sombra a Jackson (não me venham com o regresso do Janko, por favor...) e de um extremo capaz de colocar o Varela em sentido. É claro que também gostava de uma boa alternativa aos laterais brasileiros, mas isso já é pedir de mais.
Em relação às virtudes, elas são muitas quando falamos daquele "onze-base" que nos tem dado garantias: um grande guarda-redes; uma defesa liderada por um gigante Otamendi; dois grandes laterais, com destaque para Alex Sandro; um meio-campo de uma inteligência como não há em Portugal, mas sem alternativas credíveis e ao seu nível, infelizmente; um ponta-de-lança de qualidade mundial e um James Rodríguez que é, para mim, a figura da equipa neste início de época, apenas com a ressalva de, por vezes, em grandes jogos se eclipsar. É uma pena que não tenha poder de explosão. É o que lhe falta para ser um “Ronaldo”...

14. E porque “falamos” de Futebol, uma pergunta muito directa: qual a tua opinião (sincera, franca, aberta) sobre o actual treinador da equipa principal de futebol.
[
estás à vontade para dissertar; este espaço já é conhecido pelos testamentos ;) ]
Acho que evoluiu muito numa das suas principais lacunas do ano passado: a comunicação. E ele próprio explicou: andou uma época a querer desempenhar um papel para o qual não tinha vocação, ou seja, andou um ano a querer ser um “Villas-Boas”, com os resultados desastrosos que se viram (em termos de comunicação). Agora, que se deixou de merdas e passou a ser ele próprio, é mais efectivo naquilo que quer dizer, mais assertivo, natural, menos forçado e curiosamente até já vejo alguns pontos de contacto com o seu antecessor, ao nível de algumas ironias.
Acho que houve uma atitude demasiado relaxada da equipa nestas duas últimas derrotas e, pese embora haver erros individuais graves dos jogadores, responsabilizo-o por essa postura. Não teve rasgo, não teve coragem. E também não tem um banco à altura do "onze-base", mas disso ele não tem culpa, acho.

15. o projecto da nossa equipa B tem pernas para andar ou será um “flop”? qual o teu prognóstico? justifica.

Pese embora a recuperação que a equipa está a ter, sempre que vi um jogo dos B's, não gostei.
Se o objectivo é formar jogadores para atingirem o patamar da equipa principal, acho que não está a resultar. Não vejo ali ninguém com capacidade de se assumir. Talvez um Tiago Ferreira...
Por outro lado, não se está a aproveitar aquele espaço para dar minutos aos menos utilizados do plantel principal, o que, na minha perspectiva, é um erro grave.

16. o que se te apraz escrever sobre a «suspensão» (que não término definitivo) do basquetebol sénior do FC Porto, sem que os associados tenham sido convidados a se pronunciar e, sequer!, tenham sido informados de tal pelas vias próprias (que não incluem notícias no pasquim da Travessa da Queimada)?
[
bem sei que a pergunta aponta para uma tendência de resposta, mas a culpa é minha por ficar demasiado emotivo com este tema]
Fiquei muito triste com o acontecimento, mas temos de ser pragmáticos: se não há dinheiro, para quê prolongar uma situação insustentável?
Quanto ao modo de comunicação, senti, de facto, alguma repulsa. Aí falhámos rotundamente. Foi-se sabendo, por vias travessas, indirectas, deixando os sócios, e principalmente aqueles que estavam batidinhos no Dragão Caixa em cada jogo, de coração nas mãos. Foi muito mau.

17. face aos acontecimentos mais recentes – vide a rubrica “lampionagens” e “calimerolândia” -, achas que é uma “teoria da constipação”
® ou os clubes da Segunda Circular têm mesmo uma política de justiça e de (im)parcialidade diferente dos demais adversários na Liga? ou somos nós que conseguimos melhor “fruta” e mais “quinhentinhos” do que os outros, os ditos «impolutos»? no teu entendimento, qual(ais) a(s) razão(ões) para que tal esteja a acontecer?
Enquanto os campeonatos se decidiam a Sul do Rio Douro, estava tudo bem: o Futebol, em Portugal, era transparente, os árbitros não se enganavam, até se permitia ao FC Porto - um «clubezito lá do Norte» -, que ganhasse de vez em quando uma tacita.
Depois... Bem, depois, quando lhes começámos a dar forte e feio nos títulos, o edifício da bipolaridade lisboeta ruiu e, de repente, o FC Porto já ia lá na frente, com uma estrutura a sério, um Presidente conhecedor "da bola", uma gestão desportiva acima de qualquer outra, que permitiu sempre ter os melhores plantéis e os melhores treinadores. Isso os nossos rivais nunca conseguiram admitir, porque simplesmente quem se acha no direito, quase divino, de ser sempre o melhor, jamais vai reconhecer o mérito aos outros.
O Sporting está em queda livre e o Benfica, já ultrapassado no número de títulos internacionais e nacionais na totalidade, vive o terror de, daqui a uns anos, nos ver passar à frente no número de campeonatos. Borram-se todos com essa perspectiva medonha.

18. esta pergunta (também) é recorrente neste tipo de entrevistas.
das seguintes opções, descreve o teu sentimento mais profundo (se possível) após uma derrota do nosso clube do coração:
[
só pode ser uma opção. selecciona-a a negrito, por favor]
a. – não durmo direito nessa noite
b. – que ninguém me fale durante as próximas vinte e quatro horas, pelo menos
c. – apetece-me mandar tudo para um sítio (ou dois) que eu cá sei
d. – extravaso o meu sentimento no blogue, sobretudo em resposta aos “comentários” do “camisola10”/”Lucas” e do “inuite”
e. – vou queimar calorias para a Alameda do Dragão, correndo/passeando em passo acelerado


19. à data [
Novembro de 2012] e na tua opinião, qual o melhor onze de jogadores que envergaram a camisola do FC Porto, qual o melhor banco (22 jogadores no total, portanto) que já viste jogar, «ao vivo e a cores», e qual o melhor treinador que passou pelo clube?
[
podes “seleccionar” jogadores nacionais e/ou internacionais]
onze titular [4-4-2]: 
Vítor Baía; João Pinto, Aloísio, Ricardo Carvalho, Branco; André, Deco, Lucho González, Rabah Madjer; Fernando Gomes e Hulk.

suplentes (sem olhar ao preenchimento de posições):  
Józef Mlynarczyk, Geraldão, Pepe, Jorge Costa, Mário Jardel, Radamel Falcao, Rui Barros, Paulo Futre, Paulo Assunção, Benni McCarthy, Emil Kostadinov.

melhor treinador
José Mourinho

20. és visitante (regular ou esporádica) do TOMO II? [sê sincero, não te vou processar :) ]
Se não o és, pergunto-te: porquê?
Se és, peço-te o favor de indicares um aspecto positivo e um aspecto (ou mais do que um) que gostasses de ver corrigido.

Não sou visitante do Tomo II nem de nenhum outro blogue (à excepção do "4-4-2", que visito esporadicamente). Porquê? Não tenho tempo. Nem sequer tenho tempo para responder aos comentários no "poBo do Norte" (apesar de os ler a todos)...
Contudo, conheço quase todos os blogues portistas – incluindo o teu – e acho que fazem, cada um no seu estilo, um trabalho notável; mas infelizmente não consigo arranjar disponibilidade para os ler. Só pelo tempo que demorei a responder a estas perguntas, já estás a ver…

21) não há. chegamos ao FIM!. ;)
MUITO OBRIGADO! pela tua colaboração. 
espero que a entrevista tenha sido do teu agrado ;)
Obrigado eu, por te teres lembrado d
o "poBo do Norte".



7 comentários:

  1. Bela entrevista a um grande portista.

    Ontem no Porto Canal passou um excelente programa (45min à Porto ?) com Moncho Lopez, um enorme portista.

    ResponderEliminar
  2. @ Carlos

    muito obrigado! pela visita e pelas palavras :D

    somos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  3. Nunca será de mais expressar o nosso muito obrigado, caro ℙΣ₦₮∀ ➀➈➆➄℠. O Pobo do Norte agradece em particular, e eu, em geral :)

    Gostei muito deste texto introdutório! Abraço.

    (já publicitei o teu blogue, e a entrevista, claro, na página do facebook do Pobo)

    ResponderEliminar
  4. Estava à espera desta entrevista.
    Finalmente.

    Grande Guarda!!!

    O humor está sempre lá.
    Vê se arranjas mais tempo para dar vida ao "Pobo".

    Sei lá.
    F..... menos, por exemplo!

    Abraço ao Guarda e ao Miguel. Que não vos faltem as forças.

    ResponderEliminar
  5. Este guardabel é um Senhôre, carago!
    Um humor refinado e inteligente que devasta os coisinhos.
    Gostei de ler a entrevista e não perco um post no seu Pobo do Norte.

    Parabéns ao ℙΣ₦₮∀ ➀➈➆➄℠ pela ideia e pelas perguntas. A que gostei mais foi a pergunta 21. LOL :-)

    ResponderEliminar
  6. caríssimos(as),

    a honra foi tida minha - e de quem (já) leu a entrevista.

    e o entrevistado este em grande, também, com a Qualidade que se lhe (re)conhece ;)

    ps:
    obrigado!, "guardabelinho" :D

    somos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    saudações desportivas mas sempre pentacampeãs a todas(os) vós! ;)
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons