domingo, 27 de janeiro de 2013

vinte e quatro horas depois...


   
© abola | Miguel Lima (Tomo II)
(clicar na imagem para ampliar)



... e na redacção do pasquim da Travessa da Queimada estão um sininho, tal foi o impacto que a "bomba" que a sua "investigação" causou na abjecta, muito parcial e demasiado facciosa Comunicação Social nacional, com o beneplácito da estação (cada vez menos) pública de televisão).
aliás, toda a Comunicação Social serviu de caixa de ressonância do "estrondoso" título de primeira página, publicado na edição impressa da passada Sexta-feira (dia 25 de Janeiro), e que pode ser conferido aqui, e que refere que o nosso clube do coração «pode ser afastado da Taça da Liga».

de certa forma, até eu contribuí para tal, com a divulgação da "posta de pescada"® de ontem, Sábado. porém, eu sou um daqueles portistas que já dá o facto como consumado, e por muitos (e, nalguns casos, muito bons, por serem explícitos) comentários que se façam em nossa defesa.
não vou em cantigas, nem sou haríolo, mas, baseado na sanção do SC Braga, e na decisão tomada pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol - o mesmo órgão que irá deliberar o caso afecto ao FC Porto -, tenho quase a certeza (absoluta) que, mais uma vez, o FC Porto vai ser uma espécie de “para um caso exemplar, um castigo exemplar".
exemplos não faltam, sendo o mais paradigmático o que ocorreu no dia 01 de Abril 2009, com a punição de um jogo de castigo a Lisandro com o argumento de ter «simulado de forma evidente falta inexistente que conduziu à marcação de pontapé de grande penalidade a favor da sua equipa, com beneficio para a sua equipa na atribuição final dos pontos em disputa», num encontro frente ao clube do mito urbano dos «oito milhões e meio...» por Roberto. é que nunca mais se viu, no nosso comezinho futebolzinho, um jogador ser suspenso por simular um penalty - mesmo com o Gaitán em excelente forma (como se pôde comprovar no último Clássico) e o Aimar ainda a deixar o "perfume" do seu futebol por terras lusitanas...
e continuo a afirmar que, independentemente do que venha a ser decidido e por muito que a SAD (in)tente desvalorizar este caso, quem fica mal "na fotografia" é o nosso clube, pois e como escrevi ontem «num clube altamente profissional como é o FC Porto, em que nenhum pormenor é descurado, neste caso estamos a passar uma imagem de incompetência e, pior!, algum amadorismo». e não me refiro à nossa imagem para consumo interno, que com essa podemos nós bem...

e, para fechar este capítulo "ex-taça da bjeKa"®, faço minhas as (doutas) palavras do caríssimo José Correia, no (muito azul) "Reflexão Portista":

«

[...]
Consequências?
O FC Porto não vai ganhar a Taça Lucílio Baptista, versão 2012/13, o que me deixa tristíssimo...
Mas nem tudo é mau. Não vamos ter de aturar o Fernando Correia e o João Querido Manha a relatarem/comentarem mais um jogo do FC Porto.
E a TVI, depois de nem sequer ter transmitido um dos três jogos que o FC Porto disputou na fase de grupos (o Nacional vs. FC Porto), em vez de uma meia-final com o FC Porto, vai transmitir um Vitória Setúbal vs. Rio Ave... As audiências vão ser gigantescas... Quem se deve estar a rebolar a rir é o Joaquim Oliveira...
Sinceramente, para quem (como eu) não atribui qualquer valor desportivo à Taça da Liga, esta "penalização" é bem pior para a competição (e indirectamente para a Liga) do que para o FC Porto.

»

fonte: Reflexão Portista
ps: os negritos, os itálicos e os sublinhados são da minha responsabilidade.


numa "outra frente" e tal como o caríssimo dragão Vila Pouca, no (extremamente azul) "dragão até à morte", também eu não pude deixar de ficar indignado pelo sub-título bombástico (e igualmente sarcástico), no canto superior direito da capa da sua edição impressa deste Sábado: «Herrera ainda não chegou e já quer dar o salto».
mais uma vez, a memória selectiva dos lampiões impede-os de analisarem a "floresta como um todo", ao invés de se dedicarem em exclusivo a uma só "árvore" - que é como quem escreve, na redacção do pasquim da Travessa da Queimada, mais uma vez, estão a ser rigorosamente parciais. eis o motivo:



 © pasquim da Travessa da Queimada
(clicar na imagem para ampliar)


efectivamente o que o mexicano Herrera afirmou foi o seguinte, de uma entrevista que pode ser lida na íntegra aqui (e com a devida vénia para a Ana Ferreira, do (muito azul) "FC Porto para sempre", por disponibilizar à saciedade os dossiers afectos ao nosso clube do coração, publicados nas edições impressas do jornal OJOGO):


 
(clicar na imagem para ampliar)


ps lampiónico:




 © menosfutebol


entretanto, o SC Braga perdeu, na Pedreira, ante a agremiação de Carnide, num encontro em que acalentava algumas esperanças (embora ténues...) de perder (pelo menos) dois pontos.
vi os últimos vinte minutos da partida e bastou-me para perceber o quão difícil vai ser ao FC Porto reconquistar o campeonato, pois a dualidade de critérios na arbitragem foi gritante. e por muito que o argentino da foto acima indique a quem de direito para "comprar uns óculos" (e assim passar a ver melhor), o certo é que foi a sua equipa a principal beneficiada.
eis o que o sr. bruno esteves não viu no lance da expulsão do Haas:

momento 1:

a falta do jogador luís grande, por trás, a um jogador arsenalista


 
© sapo.pt | Miguel Lima (Tomo II)
(clicar na imagem para ampliar)


momento 2:

o toque de Haas em Lima e que conduz à "aparatosa queda" do brasileiro


 
© sapo.pt | Miguel Lima (Tomo II)
(clicar na imagem para ampliar)


em suma:
mais cinco minutinhos a jogar em superioridade numérica, em casa do adversário, e quando este preparava o assalto final à busca do empate.


beijinhos e abraços (sempre muito portistas)!
Muito Obrigado! pela tua visita :)




6 comentários:

  1. Faltou só falar na mudanças de significados no futebol no espaço de 15 dias... O que há 15 dias atrás era "o Porto não joga um caralho" passou a ser "o 5lb controlou o jogo".

    Duas formas diferentes de analisar abordagens semelhantes. É a imprensa que temos.

    P.S. Arriscado, mas aqui vai: eu estou muito mais esperançado na reconquista do título do que a maioria. O tempo dar-me-á razão. Deixem-nos pousar...

    ResponderEliminar
  2. Miguel, tu que deves ter isso tudo muito bem organizado, consegues fazer uma lista de notícias, rumores, ou concretizações de contratações do 5lb na abertura do mercado em Janeiro, e verificar que essas notícias/rumores foram sempre de jogadores de clubes com quem eles iam jogar logo de seguida?

    Agora é o Vítor do Paços... Sexta era o Mossoró... A ideia que tenho é que todos os anos é à duzia, começa a meio de Dezembro e só param no fim de Janeiro.

    Se tiveres pachorra...

    ResponderEliminar
  3. o caríssimo Luís Manuel Correia enviou-me o seguinte e-mail (bastante pertinente):

    «

    Caríssimos, vivo em Coimbra. Não posso afirmar-me portista. Falta-me aquilo que genuinamente vocês têm, não só geograficamente. Vivem o clube no Estádio, no pavilhão, usam os vossos direitos como sócios.

    Sou adepto? Absolutamente!
    Visto a camisola no “confronto” com os adversários. Mas, não tenho a minha voz nos sítios certos…

    Por isso vos peço:
    acreditem na força do clube Futebol Clube do Porto!
    Uma força de União, de Carácter e de Vontade.

    Não qualquer força bruta e esmagadora sobre todos os que dignamente partilham uma qualquer actividade desportiva.
    Existe orgulho mas não preconceito.

    Onde se deseja e proclama a vitória, reconhece-se que alguém foi derrotado. Nunca porque os derrotados são “gente” inferior, mas porque, no confronto, o FC Porto conseguiu ser melhor: dentro do espaço próprio, i.e., das quatro linhas!

    E, no fim, respeitam-se os adversários vencidos. Todos eles.

    Todos?!
    Bem... Tem sido assim, mas tem de acabar!
    Cada vez aumenta mais em mim o sentimento que tanto desprezo: REVOLTA

    Não admito violência, nem suportaria que qualquer adepto do clube FUTEBOL CLUBE DO PORTO, muito menos alguns evidentemente identificados como responsáveis, o faça.
    Não esqueço os maus exemplos do nosso adversário SLB. E, por isso, são maus exemplos que felizmente não colhem frutos nestas bandas.

    Mas porque razão esses exemplos vêm na sua quase totalidade só de um adversário?
    A minha resposta simples:
    Muito raramente têm conseguido ser melhores, sobretudo têm dentro tamanha basófia e preconceito.

    Ontem, perdi (ganhei porque (re)conheci a maldade) muitos minutos a ver e gravar os programas de comentadores do futebol.
    Senti-me mal, como verdadeiro adepto do Futebol Clube do Porto, em ver e ouvir esse gordo João Gobern destilar tanta perfídia e mentira.
    Mais ainda porque o Miguel Guedes não conseguiu estar à altura de vestir a nossa camisola.
    Há muito que não lhes ligava. Acerca do Miguel e quando ele substituiu o caríssimo Rui Moreira, via nele pessoa capaz de retorquir com esclarecimento e objectividade. Para mim poderia estar ali alguém capaz de desmascarar as mentiras e enaltecer as verdades.

    Mas não era só nesse.
    Num tempo que é Extra (pudera: uma estação reservar um monólogo durante tantos minutos a esse Rui Santos, tem de ser mesmo extra longo…) foi mais do mesmo.
    E os temas, até à exaustão, eram a despromoção da Taça da Liga, o Pedro Proença e o jogo em Setubal!!!

    Que enorme chorrilho de pouca vergonha!

    Isto não é mais do aquilo que o caro Vila Pouca (nunca soube se este é o seu nome, mas também não importa), tem vindo a dar espaço e destaque aqui nesta página. E muitos outros PORTISTAS o fazem.

    Mas tem que ser feito ainda mais!

    Renovo o meu pedido:
    Usem tudo aquilo que está ao vosso alcance para desmascarar estes abutres indignos.

    Apoiem o CLUBE e ajudem-no a conseguir mais esta vitória.

    Chamem-me a escrever a minha REVOLTA, gritem no Estádio, exibam mensagens no Estádio, exijam a quem está próximo do Clube que responda (mas não um comentário on-line na página oficial ou no facebook). Por exemplo, apelem à nossa SAD declarações sustentadas na Comunicação Social.

    E depois que se sacrifiquem com sentido e rigor na busca das condições ideais para a equipa de futebol conseguir a vitória NESTE campeonato!

    Grato,
    Luis Manuel (Coimbra)

    ps:
    Estou imensamente REVOLTADO.

    Acho que definitivamente perdi o respeito desportivo, embora o(s) clube(s) adversários enquanto instituição mo exigem.
    Mas esta gente... Que pouca vergonha !!!

    Hoje será o primeiro dia do resto do NOSSO campeonato.

    Caro Miguel, este comentário/desabafo está neste
    post, se possível visualize-o noutro que venha a seguir.

    Neste, o assunto está para além do futebol, do ganha perde...
    Isto é/foi e tudo teremos que fazer para que não volte!

    Saudações desportivas e um abraço ao pequeno Guilherme.

    Um abraço
    Luis (Coimbra)


    »

    ResponderEliminar
  4. @ Luís Correia

    não foi o único a perder tempo precioso da sua vida.
    e a praguejar para um monitor de televisor.
    e a ver-se compelido a moderar o volume do teu áudio, pela esposa, quando, ao fim de cinco minutos, vislumbra o enésimo sorriso cínico do gordo gobern e não consegue resistir a mandá-lo para a g'anda p**@ que o pariu (certamente pelo olho do cu).
    fui mesmo obrigado a mudar de canal. e a prometer a mim mesmo não mais ver aquele programa.

    por último e não menos importante: muito obrigado! por ter partilhado a sua revolta no Tomo II :D

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  5. @ magro

    obrigado! pelo elogio da organização no trabalho :)

    verei o que conseguirei fazer por ti/nós.
    (mas aguardarei pelo fecho deste mercado de transferências para ser rigoroso, ok?)

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  6. Miguel

    O "craque de 29 anos" do Paços que ia para o 5lb agora em Janeiro acaba de se expulsar na 1ª mão da taça precisamente contra a sua ex-futura-equipa.

    A partir de amanhã à noite podes começar a reunir a informação para o post sobre os abutres em Janeiro.

    Abraço!

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons