quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

da memória selectiva (e outras estórias)


 


caríssima(o),

antes de tudo, faço votos (sinceros) para que tenhas tido Boas Festas! e para que este novo ano seja cumprido com muita Saúde, por forma a acatarmos com submissão, competência e exactidão, ao mais vil desejo do actual ministro da dita...

depois, destaco como a boa notícia desta entrada em 2013, o sucesso que foi o primeiro treino aberto da nossa equipa do coração aos seus indefectíveis adeptos, e em pleno palco do nosso teatro de sonhos azuis-e-brancos. consta que foram bem mais do que 1600 e para lá dos que puderam televisonar o acontecimento através da emissão dedicada do Porto Canal.
eu fui um dos que acompanhou a dita transmissão (talvez no próximo ano já por lá esteja, na companhia do Guilherme...). mais do que as despropositadas entradas de Mangala - que deixou bem «mangalados» Miguel Lopes e Rolando -, do que eu gostei mesmo foi do ar incrédulo do meu sogro, um indefectível benfiquista (portanto, alguém com quem se pode conversar sobre Futebol, mesmo sendo de clubes rivais), ao ver as primeiras imagens do Estádio do Dragão, com as bancadas repletas de adeptos, num imenso mar azul-e-branco. disse ele de pronto
« porque é que [o Dumbo, vulgo «o leitor»] não se lembrou de fazer o mesmo? é por estas e por outras que estamos a anos-luz de distância da vossa gestão, e por muito que se teime em afirmar o contrário... »


lembrei-me deste "episódio" quando comprei a edição de ontem (Quarta-feira, dia 02 de Janeiro) do pasquim da Travessa da Queimada e vi a sua «gloriosa» capa. instintiva e instantaneamente fiz o contraponto para a capa de Sexta-feira passada (dia 28 de Dezembro).
portanto: mil e seiscentos adeptos lampiões assistiram a um treino aberto no centro de estágios dos coisinhos e têm direito ao título bombástico «mar vermelho»; catorze mil adeptos portistas indefectíveis não têm direito a qualquer destaque na capa do pasquim em causa e ainda têm que gramar com a figura do Dumbo em primeiro plano e a ocupar a dita por um todo (e não é só devido ao tamanho abissal das orelhas, mas também). efectivamente o «azulão» só consta do dossier especial de três páginas dedicado ao FC Porto, o qual também inclui a notícia do possível ingresso de um jogador russo de trinta anos, com um problema crónico no joelho, por troca com Miguel Lopes e Kadú (!!!).
e ainda há quem pense que esta estranha forma de viver é Jornalismo (já para não me referir à Ética e à Deontologia que neste devem subsistir)...


acontece que este fait divers  (que só serve para distrair "papalvos") não foi situação única na edição impressa em causa. houve mais e "melhor".
atente-se no que escreveu santos neves, no seu editorial "patifaria feita a José Cardinal tem de ser punida":

  © pasquim da Travessa da Queimada
(clicar na imagem para ampliar)


eu já nem me refiro à entrevista de seis páginas ao "Orelhas", conduzida pelo 'excremento' (do) Delgado - a qual também inclui as mais recentes declarações do fanfarrão que se julga «catedrático». muito menos ao seu desejo para 2013. nem sequer a estas declarações e para as quais me apetece parafrasear o bêbado o seu antecessor:


 © pasquim da Travessa da Queimada
(clicar na imagem para ampliar)


o que realmente me revolta as entranhas é um órgão de Comunicação Social proceder a uma memória tão selectiva de factos (como que) idênticos e que efectivamente não engrandecem o(s) clube(s) visado(s), "trabalhando-a" de tal forma que efectivamente se pode afirmar que intoxica a Opinião Pública - sobretudo aquela que tem (pelo menos) «seis milhões» de ávidos consumidores.
é que, depois de (re)ler o que destaco no excerto em causa, instintiva e espontaneamente dei por mim a (re)lembrar-me de uma (não tão) célebre escuta em que é um condenado pela Justiça, um penhorado e (ao mesmo tempo) um caloteiro, que foi apanhado pela "justiça" a escolher árbitros...
mas, desta escuta não convém "falar", não vá o clube do mito urbano dos «oito milhões e meio...» por Roberto - sim!, eu não me esqueço desse enorme guarda-redes que deu um "lucro" do cem mil euros aos cofres lampiónicos - (ultraje!) ser alvo de um processo disciplinar e (infâmia!) poder vir a ser condenado na Justiça Desportiva.


para finalizar esta primeira parte, informo que a segunda, com o que de melhor se publicou nas últimas edições impressas do pasquim da Travessa da Queimada, seguirá oportunamente, nos próximos dias.


beijinhos e abraços (muito tranquilos, e sempre muito portistas)!
Muito Obrigado! pela tua visita :)



1 comentário:

  1. Estes teus mega-posts são impossíveis de responder em comentário único mas são muito informativos. Começando pelo primeiro parágrafo, e embora não concorde com muito do que é dito e feito pelo governo na área da saúde, quando eles dizem (finalmente) alguma coisa correcta cai-lhes toda a gente em cima... É ÓBVIO que o SNS só é sustentável se as pessoas apostarem na prevenção de algumas doenças. Miguel, o que o homem disse não foi que os doentes deixariam de ser tratados se não prevenissem as doenças; o que ele disse foi que se continuar assim o sistema não sobrevive. É verdade e qualquer pessoa que contacte com os serviços no dia a dia sabe disso. Não há nada que sobreviva com défices faraónicos todos os anos. Por melhor que sejam os propósitos... A discussão é longa demais e já a tivemos aqui, mas desta vez os gajos falaram verdade... Cada vez mais idosos, cada vez mais gordos, cada vez mais hipertensos, cada vez mais diabéticos... Este é o retrato do país, infelizmente... Até já

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons