quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

ode ao adepto pipoqueiro



caríssima(o),

estás a considerar a hipótese de enfrentares o conforto (gélido) do nosso Estádio do Dragão, mandando às malvas o quentinho (sempre bom e agradável) do teu lar?
fazes bem! eu não terei essa sorte, mas não te invejo, bem pelo contrário: incentivo-te a ires e a apoiares o nosso clube do coração!

e já que me referi a incentivo, apoio e amor incondicional (mesmo que por um clube de futebol), recupero (mais) um post do (falecido) TOMO I e que muito deu que "falar".

espero que (também) gostes e sinceramente que não te revejas nas palavras que se seguem, que servem para consciencializar adeptos como nós e não para instigar quaisquer ânimos (mais ou menos) exaltados (dependendo do estado de espírito na sua leitura e após esta última).
«

Esta é para vocês, pipoqueiros!

Hoje não vou descarregar a minha fúria nem no árbitro (tudo começa com um fora-de-jogo que não foi assinalado), nem no treinador (com aquela entrada surpresa, na mouche), nem nos jogadores (um dia conto-vos a minha teoria sobre o FC Porto estar a jogar sem guarda-redes há uns anos).
Hoje, os cinco golos do Arsenal, o afastamento da Liga dos Campeões e a humilhação do  FC Porto vão directamente para os adeptos do meu clube.
Não vou falar para "nós" pela seguinte razão: eu não sou, nem nunca hei-de ser, uma pipoqueira.
Eu não passei a ir ao Estádio do Dragão porque é mais «confortável» do que quando ia às Antas. Eu não como pipocas durante o jogo porque normalmente o estou a ver e logo, nesse intervalo de tempo, não passa nada na minha garganta.
E, fundamentalmente, eu nunca fico contente quando o  FC Porto perde e "vocês" ficam.
"Vocês" chegam ao Dragão, sentam-se na vossa cadeirinha super-fofinha e começam logo a dizer mal de alguma coisa: ou é o treinador que não mete o não sei quantos, ou é o jogador que não é o Maradona, ou é a equipa que não joga aquele "futebol espectáculo" para o qual "vocês" pagam bilhete.
O jogo começa e têm logo de assobiar alguém: ou é o Mariano, ou é o Hulk, ou é o Jesualdo, ou é o "Zé António"...
Seja quem for, venha quem vier, o que é bom é assobiar.
E depois:
a) o  FC Porto ganha - "vocês" gritam e saltam, mas avisam que «assim não vamos longe!», por isso no próximo jogo têm de assobiar mais;
b) o  FC Porto não ganha - "vocês" ainda ficam mais contentes porque tinham razão.
E há que assobiar ainda mais no próximo jogo.
Não estou a exagerar!
Eu já ouvi assobios em jogos em que o  FC Porto já era campeão! SIM!: eu ouvi assobios nos jogos que só serviam mesmo para festejarmos o facto de sermos campeões (!!!)...
E por «assobios» entenda-se, não só o acto de assobiar propriamente dito, mas todo aquele mal-dizer, aquela má-vontade, aquele falso portismo que entretanto virou moda.
"Vocês" precisam destas derrotas. Precisam de levar cinco do Arsenal e de ficarem afastados do [segundo] Penta a nove jornadas do fim.
Eu diria mais: "vocês"merecem isto!
Sempre "vocês" e não "nós"!
"Nós" choramos, insultamos árbitros e não dormimos de noite.
"Nós" sabemos criticar a equipa porque percebemos de Futebol. Mas sabemos que, mais importante do que isso, é mantermo-nos fiéis a nós próprios.
"Nós" estamo-nos a cagar para o "futebol espectáculo": só queremos que o  FC Porto ganhe.
"Nós" temos a barriga a dar voltas durante 90 minutos e não conseguimos comer pipocas. "Nós" nunca, mas nunca!, deixaremos de ter orgulho em sermos adeptos indefectíveis do FC Porto. Em sermos Porto!
E assim, "vocês" estão mesmo a precisar de ficar um ano sem ganhar nada.
Sim!,um ano, leram bem. Porque os outros "vocês" - os que se querem convencer que isto é "o fim de um ciclo" -, bem se podem preparar.
Já o disse e repito: o FC Porto nunca fica muito tempo sem ganhar.
» 
fonte: lá em casa mando eu
ps: os negritos e os sublinhados são da minha responsabilidade.

o porquê daquelas palavras, no dia de hoje?
tão somente porque vamos defrontar o clube (milionário) dos senhores da foto abaixo e a nossa equipa do coração necessita de todo o nosso apoio - principalmente do teu, dado que estarás lá, no nosso teatro dos sonhos, sentadinho na tua cadeira de sonho.

© reuters | Google


beijinhos e abraços (muito indefectíveis)!
e MUITO OBRIGADO! pela tua visita ;)

4 comentários:

  1. No último jogo assobiaram o Lucho quando perto do intervalo, quando tinha uma muralha de leirienses á frente dele, veja-se lá teve o desplante de passar a bola para trás, ao Maicon.
    É por isso que estas épocas difíceis também são boas, para separar o trigo do joio.

    ResponderEliminar
  2. Sr. Anónimo da Silva,

    Ninguém assobiou o Lucho. Assobiaram a situação colectiva da equipa. A 1ª parte começou bem mas com uma equipa montada por um dos velhos do restelo, que aos 30 minutos já estava a atirar-se para o chão, era difícil arranjar soluções.

    Passamos meia hora a passar para as alas, voltar para o trinco, virar para a ala, chutar para longe.

    Ao meio tempo assobiaram a equipa porque mostramos mau futebol. Não foi nada contra o Lucho.

    ResponderEliminar
  3. « as palavras que se seguem, que servem para consciencializar adeptos como nós e não para instigar quaisquer ânimos [porque] a nossa equipa do coração necessita de todo o nosso apoio » -, como ela bem merece e (pelo menos) durante o decurso da partida.
    depois do findar desta, tal já são contas de outro rosário...

    ResponderEliminar
  4. Desculpe Sr. Galaico, os assobios foram exclusivamente para um passe do Lucho para o Maicon.
    Se os assobios eram para a equipa toda ou não, não faço ideia porque nunca assobiei ninguém da minha equipa e não faço ideia do que passa na cabeça de quem o faz. Agora a imagem que transpareceu para mim e para quem comentou o jogo comigo foi essa.
    E já agora digo-lhe qual foi o meu comentário nessa altura: "Neste estádio o Xavi seria assobiado"

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons