quinta-feira, 21 de agosto de 2014

notas soltas sobre Lille


© menos futebol

caríssima(o),

eis o que tenho para partilhar contigo, "ao intervalo" do encontro ante o Lille, no 'play-off' de apuramento para a tão desejada fase de grupos da Liga dos Campeões:

1)


Julen Lopetegui explicou que:
« A táctica que escolhi de início pretendia dar-nos mais controlo e posse de bola para impedir o Lille de efectuar transições rápidas da defesa para o ataque. E conseguimos. »

e, de facto, tal foi conseguido. a meio da primeira parte possuíamos 70% de posse de bola (viríamos a terminar com 59%) mas à qual faltava sempre "profundidade", i.e., algo mais para conseguir fazer chegar o esférico a "uma ilha plantada" na defesa francesa, chamada Jackson. na altura dei por mim a desejar a substituição do Herrera por um extremo, independentemente do nome deste último... 
tal viria a acontecer aos 60', com toda a felicidade do mundo para o que aconteceu depois e para nossa fortuna - no único lance, em 90 minutos (mais os descontos da partida), em que o nosso ponta-de-lança foi servido na perfeição.

2)


para mim, a justificação do investimento (certamente de risco) em jogadores como Tello e Óliver está explicada em tão-somente dois jogos oficiais. 
o primeiro já contabiliza duas preciosas assistências para outros tantos golos, sendo o desta noite o mais importante (quiçá determinante); o segundo por ter o dom de possibilitar que aquele esférico, referido anteriormente, saia dos seus pés de forma muito redonda e não num autêntico paralelepípedo, como num passado recente e de muito má memória.
a quem ainda não compreendeu este investimento, por parte da Direcção da SAD do nosso clube do coração, os meus sentidos pêsames e que "vá pela sombrinha" com as suas críticas maledicentes...

3)


pela forma como a equipa se apresentou neste encontro, (pres)sente-se que há muito trabalho nos treinos ao longo da semana e que as partidas são devida e condignamente preparadas, com a identificação precisa do adversário.
depois da explosão emocional com o golo do Herrera, dei por mim a pensar que não sinto a falta do "nosso" Polvo. se, por um lado, este é o maior elogio que consigo tecer ao treinador e, por inerência, aos médios Rúben Neves (quanto talento!) e a Casimiro, por outro também não pude deixar de tecer o seguinte considerando, de mim para eu próprio: há quem queira jogar com um duplo pivô no meio-campo e não consiga fazer transmitir a mensagem de forma suficientemente clara aos jogadores, optando por bater palmas enquanto vê toda a cagada que (in)tentou treinar durante a semana à sua frente. e que, ainda assim, teimosamente persista no erro de a repetir no próximo encontro. e no a seguir. e assim por diante, até ao descalabro total... «não sei se me faço entender?»...

4)


definitivamente não haverá lugar a "vacas sagradas" no plantel, esta época.
e não me refiro (só) a Ricardo Quaresma e aos «filmes» que se possam tecer acerca da sua cara de poucos amigos com que rendeu Óliver e pela rapidez em regressar ao balneário, finda a partida; sobretudo, ficou-me na retina o modo enérgico como Lopetegui respondeu ao parvalhão do "jornalista" estúpido ao serviço da estação de Queluz (não!, obrigado! não fumo).

5)


independentemente de uma arbitragem a tender para o caseira (e refiro-o legitimamente, pois estamos em vantagem na primeira parte desta eliminatória), o mais importante do sucesso desta noite esteve presente nas bancadas do "pavilhão" do Lille.
refiro-me obviamente a esse fantástico apoio proporcionado por alguns milhares de adeptos deste clube que teimam em apelidar de «regional» mas que transporta, para lá do orgulhoso nome da Cidade InBicta, muito do prestígio actual do futebol português além-fronteiras.
a quem conseguiu marcar presença no Grand Stade Lille Métropole, o meu enorme e sentido "bem-haja!"



somos Porto!, car@go! 
«este é o nosso destino»:  


beijinhos e abraços sempre! muito portistas!
Muito Obrigado! pela tua visita :)




5 comentários:

  1. Viva Miguel,

    Subscrevo o teu post, de acordo com o texto...muito bom
    Aproveito para informar o meu escrito "Lopetegui mais uma excelente aposta dos dirigentes do FC Porto

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Caro Miguel,
    Esta foi uma importante vitória, num jogo em que não se esperavam facilidades. Apesar do FC Porto ter registado maior percentagem de posse de bola, não foi fácil chegar com sucesso à baliza adversária. Até ao remate certeiro de Herrera que estabeleceu o resultado final e a vantagem portista no play-off de acesso à Liga dos Campeões.
    Gostei do jogo, a equipa esteve bem em campo, faltando, apenas, mais acerto na hora de rematar a baliza adversária. Mais uma vez é de destacar a exibição e maturidade de Ruben Neves.
    É verdade que a vantagem que o FC Porto conquistou é muito importante, e que deixa os dragões mais perto da Liga dos Campeões. Mas também é verdade que no jogo de Tersa será importante que o FC Porto não se deixe ficar à sombra, refugiado na vantagem que trouxe de França. Será, por isso, necessário um FC Porto cauteloso e astuto; eficaz a defender e a atacar; solidário, maturo e competente.

    Cumprimentos

    Ana Andrade

    www.portistaacemporcento.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. E pensar, li há pouco, que o Herrera foi o 2º mais pontuado em O Jogo... Há quem continue a ver os golos e o resultado e não o jogo.
    Tou como tu: logo na hora em que por mim ele era substituído, marcou.

    Abraço

    JLP

    ResponderEliminar
  4. Perfeito Miguel.
    Ao intervalo, sugeri no twitter (quando é que lá vais?) a saída do Herrera, por troca com o Quaresma, e o recuo para o meio-campo do Brahimi.
    Abraço

    ResponderEliminar


  5. caríssima Ana, caríssimos,

    muito obrigado! pela vossa visita e pelas vossas gentis palavras!

    no fundamental:
    penso que ganhámos todos com a exibição de Quarta-feira esse "ânimo suplementar" para o que por aí virá para o resto da temporada. só tenho pena pelas "vozes do Restelo" que já por aí gravitam reflexivamente e com «muito orgulho»...


    @ Alex F. | Azul ao Sul
    desculpa-me, mas de redes sociais fico-me pela do Zuckerberg, estando a considerar seriamente a hipótese do seu completo abandono...


    somos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    abr@ços a «ambos os dois» :D
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons