sexta-feira, 18 de julho de 2014

de um (pertinente) preciosismo jornalístico...


© google | Tomo II

«


exmos senhores
vítor serpa e fernando guerra,

como já o deverão saber, mormente desde Maio de 2012 - momento do meu primeiro e-mail -, o meu nome é Miguel Lima e sou um fervoroso adepto do Futebol Clube do Portocaso ainda não estejam recordados da minha pessoa, sou o "chato do gajo do blogue Tomo II"... exacto!, esse mesmo...

pela presente mensagem, apresento-vos uma pertinente reclamação, enquanto vosso cliente - pois que leio o vosso pasqui... "jornal" e amiúde visiono o vosso "idóneo" (porque bastante «glorioso») canal de televisão regularmente (i.e., todos os dias)a mesma refere-se ao seguinte episódio, o qual será retratado na forma interrogativa:

» como é que V. Exas. foram capazes de, em duas edições impressas, nessa possibilidade de um conjunto de oitenta páginas (quarenta por edição, portanto), não terem sido capazes de informar os vossos leitores, inclusive e sobretudo os afectos ao quotidiano azul-e-branco, do resultado do encontro, de carácter particular é certo, que opôs o FC Porto B aos ingleses do Nottingham Forest FC, na passada Quarta-feira, dia 16 de Julho de 2014?

» como é que V. Exas. explicam aos vossos leitores que, repito, em duas edições impressas, num total de oitenta páginas, não tenham sido capazes de reservar um singelo parágrafo que fosse para dar conta da derrota caseira (vejam lá V. Exas...) do (ainda) imberbe conjunto luso ante aquele conjunto de verdadeiros "armários" britânicos?
será que os vossos leitores, inclusive os afectos ao FC Porto, que também os há!, não merecem esse respeito da vossa parte: o de serem devida e condignamente informados de toda a actualidade futebolística nacional?

bem sei que podereis argumentar de que o resultado final e a singela crónica à partida em causa, está disponível também na vossa página na Internet.
recordo-vos porém que, enquanto «membro honorário da Ordem do Infante D. Henrique», agraciado com a «medalha de mérito desportivo», o vosso pasqui... "jornal" está obrigado a, no mínimo, cumprir com os preceitos estipulados no Código Deontológico da profissão que resolveram abraçar - já para não referir o conceito de Ética profissional... -, e que os (nada) modestos oitenta e cinco cêntimos que custa cada edição impressa deveriam igualmente obrigar-vos a, também no mínimo, apresentar um pedido de desculpas aos vossos leitores pela sonegação de informação que legitimamente adquiriram mas que indesculpavelmente (ainda) não viram cumprida.


para finalizar e sem vos querer tirar muito tempo, lanço-vos duas rápidas perguntas às quais, não nego, agradeceria uma resposta da vossa parte, tendo em linha de conta o vosso silêncio desde a última vez que vos as apresentei:

pergunta 1)

não acham que é legítimo que os adeptos portistas que, tal como eu, compram o vosso pasqui... "jornal" que V. Exas. tão «gloriosamente» editam todos os dias e também assistem às emissões do vosso "canal de televisão", voltados sobretudo para o público alvo da agremiação de Carnide (vulgo 5lb), considerem que quem trabalha para o 'pasquim da Travessa da Queimada' não são mais do que uns jornalistas vendidos aos clubes da Segunda Circular, sendo seus autênticos pés-de-microfone e que não passam de uns verdadeiros "invertebrados", cujo Rigor, Ética e Deontologia a que estão obrigados, são diária, quotidiana e (lá está) tão «gloriosamente» ignorados?
(e por muito que o vosso Editor-Chefe, joão (nada) bonzinho, escreva na edição desta Sexta-feira, em "macacos me mordam", que «os jornalistas desta casa não estão (e nunca estarão) ao serviço de empresários, dirigentes ou directores de clubes; tentam alguns dirigentes, directores de clube ou empresários, servir-se dos jornalistas? têm os dias contados»)

pergunta 2)

perante tantos "atropelos" ao Código Deontológico da vossa profissão e sobretudo, perante tanta discriminação para com a instituiçãFutebol Clube do Porto - à história e prestígio do Clube, dos atletas e dos seus profissionais -, não consideram que seria legítimo que o clube da InBicta, já nesta época desportiva, em todas as modalidades em que estivesse envolvido, não só vos fizesse um 'blackout' informativo como também vos impedisse de frequentar as suas instalações?

hão-de convir que são duas perguntas pertinentes e que se focam sobretudo no devido contraditório de matérias que o vosso pasqui... "jornal" edita diariamente e que têm sido por vós e pelos vossos sabuj... "jornalistas" abordadas de uma forma (digamos assim) muito "enviesada", ignorando aquelas premissas deontológicas, referidas anteriormente.
também terão que concordar que as vossas respostas a estas questões permitirão elucidar os leitores afectos aFC Porto no que concerne ao tratamento jornalístico dado ao quotidiano do clube e que o vosso pasqui... "jornal" insista que «não é diferenciado».


despeço-me, apresentando os meus melhores cumprimentos e reescrevendo a minha ideia final, patente em todas as minhas mensagens, por ser algo em que acredito:
« sei que "isto" mais não é do que um desabafo de alguém que gosta de Futebol e é indefectível portista. se comparado, com a situação económica do nosso País, por exemplo, este assunto "são 'peanuts'"...
mas, também compreenderão que não poderia ficar calado com (mais) esta incongruência do foro do tratamento jornalístico que vosso pasqui... "jornal" "brinda" os leitores afectos ao FC Porto diariamente... »

somos Porto!, car@go!  
«este é o nosso destino»: 

«a vencer desde 1893»! 


o administrador do Tomo II
Miguel Lima

»


post scriptum pertinente:


na segunda parte desta "posta de pescada"®, segue um breve excerto de um artigo do "jornalista" carlos rias, sob o título "continuidade... ou revolução?", publicado na edição impressa desta Sexta-feira, dia 17 de Julho, o qual é bastante elucidativo sobre as tais «gloriosas» invejas de que aqui me referi.



© google

«


Lopetegui: outros ventos


decididamente o FC Porto não quer que o 5lb seja bicampeão.
e é fácil de ver que a contratação do espanhol Julen Lopetegui tem a ver com a pretensão dos dirigentes do 'dragão' em abrirem um novo ciclo no Clube. e por isso apostaram num treinador novo e estrangeiro. e por isso foram ao mercado buscar as 'pérolas' que o treinador pediu, sem olhar para a cor do dinheiro. e ir buscar jogadores emprestados por milhões de euros (Óliver Torres e Tello), ou investir onze milhões por apenas sessenta por cento do passe de Adrián López, não é hábito em Pinto da Costa. 
esta nova política diz tudo: o importante é vencer e, para vencer, a equipa tem de jogar com os melhores. e, para já, estes são alguns dos melhores para Lopetegui.
é uma revolução pensada e segura, com a SAD portista a ser amiga do treinador e a fazer-lhe as vontades, porque se 'dragão' não for campeão esta época, então sim!, pode dizer-se que terminou um ciclo e Pinto da Costa, que aposta tudo neste treinador, neste plantel e nesta revolução interna, corre o risco de sair muito chamuscado e... derrotado.

[transcrito assim mesmo do texto original: sem aspas]


»



saudades dos tempos em que os jornalistas que se comportavam de forma indigna (literalmente) levavam que contar para casa...



2 comentários:

  1. Percebo que tem de dar de "comer" ao blog mas, olhe, faça como eu,há mais de trinta anos que não consumo jornais de Lisboa e quanto a televisão vejo o PC, mesmo sabendo que, ainda, não é um grande canal, já as noticias, ouço-as na rádio e compro o JN. Agora legitimar máfias não o farei e também procuro não esquecer que burros com óculos podem parecer inteligentes, mas continuam a ser burros. No caso concreto são mafiosos.



    ResponderEliminar


  2. @ ega

    caríssimo,

    muito obrigado! pela visita e pelas gentis palavras!

    no fundamental:
    mais do que «dar de "comer"», revolta-me as entranhas o que os «mafiosos» fazem com os leitores que não são afectos à cor de fundo do título do pasquim que editam diariamente. e que se dêem ares de arautos da Moral e dos bons costumes quando são tudo menos coerentes com a sua paixão clubística. daí que, dentro das minhas possibilidades (mormente financeiras) e das minhas forças (sobretudo, da escrita) serei sempre um atento resiliente a tudo o que envolva o pasquim da Travessa da Queimada - no sentido em que já aqui o explanei, e por muito que compreenda e respeite quem, como o "ega", não queira «legitimar máfias».

    somos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons