segunda-feira, 17 de junho de 2013

o manhoso melão do Querido Manha «continua a inchar, continua a inchar»...


© Google | Miguel Lima (Tomo II)


caríssima(o),

uma de vós gentilmente fez-me chegar o seguinte texto, via e-mail, e pediu-me para que o comentasse - e sendo que os itálicos, os negritos e os sublinhados são da minha responsabilidade:

«
Pela primeira vez em 55 anos, esta semana, ouvi um dirigente português, a quem alguns reconhecem capacidade para ironizar com fineza, referir-se à instituição "Sporting Clube de Portugal" como «Sporting de Lisboa»

Noutros tempos, isto seria entendido como uma ofensa e capaz de desassossegar o espírito de João Rocha, que travou lutas inflexíveis para explicar, por esse Mundo fora, que o clube era do país e não da capital. 

Ninguém da nova nomenclatura leonina reagiu à provocação, o que é bom por um lado, mas deixa ao veterano guerrilheiro portista uma boa margem para carregar um pouco mais na tecla. Não deve ser preciso esperar muito tempo. 

Os sinais são estes: as relações entre FC Porto e Sporting CP estão no limite do aceitável, salvaguardadas por um corte institucional que deixa espaço para o desprezo, mas que só carece de um pequeno passo em falso para se precipitar numa espiral sem fim. 

Já foi assim no passado, porque há gente que não sabe viver de outra forma. Ou se impõe as regras ou torna-se intolerante e insuportável. E o FC Porto imperial de hoje julga-se muito acima, numa relação básica do forte sobre o fraco, em que a humilhação e a falta de respeito estão sempre à espreita.

Em 30 anos, este senhor da guerra conseguiu dividir para reinar, impondo uma lógica de que havendo três clubes mais fortes, dois teriam de ser aliados contra o outro. Começou por abusar da lhaneza de Fernando Martins para se bater com João Rocha, e depois lançou a escada aos sucessivos amadores que foram dando cabo do Sporting CP para combater o benfica.

Ora, o que finalmente parece ter sido entendido em Alvalade é que não se precisa da boleia de nenhum parceiro para afirmar a sua grandeza e prestigiar a tradição. O Sporting CP é rival do benfica e rival do FC Porto, e pode e deve bater-se com ambos em simultâneo. No ponto a que esta correlação de forças chegou, é já ao universo prospectivo de adeptos dos portistas que terá de reconquistar simpatias, barrando-lhe a expansão fora da bacia do Douro. Tratando de recomeçar a ganhar-lhe no campo de jogo, que é onde se aferem os valores reais e se realizam ambições. Está no bom caminho. 

João Querido Manha, jornal Record, 16 de Junho de 2013
»


caríssima F.,

o meu comentário surge em forma de pergunta, e que é esta:
onde estava o querido manhoso editor do lixo tóxico do grupo Cofina, há precisamente um ano, quando despudoradamente um dirigente do 5lb afirmou:
« 5lb esteve acima, montou um plano honesto, justo, trabalhador, competente e derrotou os porcosDerrotámos os porcos opositores, que estavam há muitos anos instalados, não permitindo que o 5lb conquistasse o título nacional. »

nessa altura, o seu silêncio "disse" tudo, no sentido em que, de facto, «há gente que não sabe viver de outra forma»: com um tal sentimento anti-portista primário (porque básico, quase primata) que lhes tolda o (pouco) discernimento que possuem.



post scriptum às 17h11m:


e o que já não se teria escrito, se tivesse sido outra SAD a escrever este (como qualificá-lo?...) "comunicado"?

(o qual já não se encontra disponíBel na página oficial do clube de Carnide...)


somos Porto!, car@go!  
«este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

beijinhos e abraços sempre! muito portistas!
Muito Obrigado! pela tua visita :)





2 comentários:

  1. Esta notícia também merecia um post: http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=409167

    Vou colocar uns tópicos do ridículo, a ver se chegamos a acordo sobre qual deles o mais ridículo (ainda não consegui ter preferência...):
    - rejeitou convites do Chelsea...
    - qual mártir da pátria, abdica de "ondições super favoráveis, super vantajosas, levando uma privilegiada vida de emigrante de luxo, como sucedia no Real e, garantidamente, se repetiria tanto no principado como em Londres."
    - "Na Luz, o lateral-esquerdo sabe que tem todas as condições para ser feliz - muitíssimo mais do que em França ou Inglaterra." - para mim a melhor, então não é óbvio que ele tem MUITÍSSIMO MAIS hipóteses de ganhar títulos no 5lb? Não se tem notado nos últimos anos?!?
    - "laços de amizade que os unem levaram o defensor a convidar o treinador para o seu casamento" - que bonito, e ele foi à lua de mel também?
    - "os adeptos encarnados têm-no como um herói, como um dos seus, como um benfiquista de carne e osso, que vibra com as vitórias e sofre com as derrotas da águia (alguém esqueceu o ar de sofrimento captado pelas câmaras de televisão de um Coentrão que assistiu na tribuna do Jamor à derrota do Benfica na final da Taça de Portugal com o V. Guimarães?)"...

    ResponderEliminar
  2. @ magro

    passei-lhe os olhinhos, tal o impacto da capa do pasquim da Travessa da Queimada.
    o primeiro pensamento foi: «olha-me este car@**o! filho de uma meretriz, que é mais ainti-portista do que lampião! o que é que este burgesso quer?»
    o sentimento manteve-se ao longo de toda a entrevista, e sempre com o mesmo fito: que venha para cá, para este "rectângulo à beira-mar (im)plantado"®. será sempre agradável poder vê-lo a espumar de raiva novamente.

    depois, sobre os tópicos do ridículo:
    i) ambos os cinco são inegavelmente interessantes, pelo ridículo "da coisa" que incluem
    ii) posso garantir-te (com conhecimento de e da causa) que o casamento do lampião foi (no mínimo) sui generis - então o fato do noivo... nunca me custou tanto um casamento...
    iii) sobre o "tal" ar de sofrimento, a propósito da final da Taça de Portugal, não consegui o vídeo, mas aquela imagem acima que exemplifica bem o quanto separa o casal em causa (ele é anti-portista, ela é portista e ele bem tenta mudá-la...).

    em suma:
    estou como tu, i.e., num dilema. penso que voto em bloco em ambos os cinco pontos postos à discussão :D

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons