domingo, 24 de agosto de 2014

ode dos 'casanovas' e da sua triste vidinha [actualizado]...



© pasquim da Travessa da Queimada


«


num dragão tão renovado, até o golo foi... Passado

estavam todos à espera de muitíssimo mais azul. sensação de 'déjà vu' no lance que decidiu o jogo, do qual o Paços esteve ausente 45 minutos 

em Paços de Ferreira, o dragão olhou-se ao espelho e não quis acreditar na imagem que viu reflectida. afinal, imaginava-se vaidoso, com pose imperial e dominadora, até porque depois de tantos milhões investidos e mais de uma equipa contratada (do onze que há praticamente um ano defrontou o conjunto pacense, sobravam Maicon, Alex Sandro e Jackson a titulares), rapidamente se montou um cenário a criar a ilusão de que este FC Porto não está só diferente no desenho (o triângulo, a meio-campo, inverteu-se) e nos princípios do jogo (há uma procura incessante, louca até, pela posse da bola).

a forma fácil como venceu o marít'mo, na jornada de abertura da Liga, e o triunfo incontestável em Lille (que poderia realmente ter sido mais robusto, embora o 0-1 dê margem de manobra suficiente para se confiar no acesso à fase de grupos da 'Champions'), assumiam-se como indicadores fortes, sólidos, de um arranque autoritário, após temporada 2013/2014 inusitadamente nervosa, inacreditavelmente acidentada.

[...]


mas foi indisfarçável sensação de 'déjà vu' registada: até o golo portista teve os mesmos protagonistas de há um ano, Quintero (a cruzar) e Jackson (a marcar).

»



caríssima(o),

neste brevíssimo excerto da crónica ao encontro do FC Porto ante o Paços, publicada na edição impressa deste Domingo (aqui), encontram-se presentes todos os ingredientes da crítica profissional maledicente e aziaga, de que o pasquim editado pelo sr. Serpa é, para mim, o exemplo máximo. 
obviamente que o anti-portista básico (por que primário) de antónio casanova não poderia contradizer as ordens emanadas pelo seu chefe, a sofrer «gloriosamente» pelo seu Belenenses, comodamente instalado na Capital do Império, e depois de ter redigido o seu artigozito de opinião "Quaresma e Nani em 'filmes' diferentes" (aqui)...

a saber e para a época 2014/2015 em curso, aqueles "ingredientes" são: a referência à nossa péssima prestação desportiva no ano passado, os largos «milhões investidos» neste mercado de transferências (e se comparados com as limitações financeiras que se verificam nas agremiações da Segunda Circular), os contentores de jogadores, a «forma fácil» com que o FC Porto vence os desafios internos e o aquém nas vitórias na Europa do futebol, que poderiam ser sempre «mais robustos».
para os casanovas desta vidinha de "jornalistas" da treta e de "sabujos" convictos, não interessam para rigorosamente nada que, à data e hora em que se escrevem estas linhas, não seja o FC Porto o clube português que mais tem investido no mercado de transferências; não importa mesmo nada que a equipa, em menos de sete dias, tenha que disputar três-jogos-oficiais-três - dois deles para a exigente Champions, cuja presença na fase de grupos será fundamental para o sucesso desportivo, não só da temporada, mas também das legítimas ambições do grupo de trabalho ao dispor de Lopetegui; não custa afirmar-se de forma vã, vil e vilipendiosa, "atropelando" todos os princípios da Deontologia e da Ética de alguém que pretende ser um verdadeiro profissional do jornalismo, que é o FC Porto que mais jogadores tem contratado, ignorando-se o que se passa lá para os lados de Carnide (que contratam e vendem ou emprestam os direitos deportivos e económicos de um jogador ainda na mesma "janela" de transferências, como Djavan, Candeias - esses sim!, exemplos de um verdadeiro sucesso negocial...).

portanto, é com este tipo de mentiras, reproduzidas 'ad nauseam' na nossa abjecta, muito parcial e demasiado facciosa Comunicação Social nacionale sempre com o beneplácito da estação (cada vez menos) pública de televisão - agora sem o prestimoso contributo de hélder conduto...), que teremos que "gramar" ao longo da temporada que ainda agora começou. 
e será com a visões de "verdadeiros profissionais" como o sr. casanova que teremos que estar muito atentos e prontos a desmentir, sob forma de (ainda) haver quem nelas acredite.


"disse!"



4 comentários:

  1. Caro Miguel,

    Devo dizer-te que te gabo muito a paciência!

    Conquanto ache sobejamente divertido - sim, porque eu rio-me destas "crónicas" -, acho que nenhum verdadeiro Portista pode acreditar numa palavra do panfleto.

    Por isso, apelo aos meus queridos companheiros Blueggers que, pura e simplesmente, deixem isso de lado.

    É que não vale a pena.

    Abraço Portista ferrenho.

    ResponderEliminar


  2. @ Jorge Vassalo

    muito obrigado! pela visita (regular) e pelas gentis palavras!

    pois que eu também não acredito numa única palavra do pasquim, a não ser nas de Pedro Marques Lopes :D
    mesmo assim e pelo exposto, considero que deveria fazer este pertinente aviso à navegação.

    mais: perdi cerca de uma hora à procura do contacto do indivíduo em causa (e-mail e/ou 'faceboKas') a fim de lhe enviar o meu pensamento. debalde. quem o tiver, agradeço que mo faculte...

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  3. Boas,
    É comprazer que o vou acompanhando, à pouco tempo, mas acompanho.
    Não me leve a mal a critica, mas bem pior que o panfleto da queimada, é o grupo de média de CM e record, esses de tanto baterem e sem razão no nosso PORTO, já nem os considero meios de Comunicação Social, mas sim meios de propaganda ao melhor estilo de Hitler e Saddam.
    Quanto ao que essa gente escreve, se tivesse-mos bons "paineleiros" muito do que dizem teria já caido por terra, nomeadamente a questão das compras e vendas, que como sabe nem somos o que mais gastou até agora. Acrescento à sua lista, a nossa chamada "Crise de Liderança" que é uma cartada que vão tentar tenho a certeza, quando as galinhas depenadas perderem pontos. Convém não esquecer que essa é a grande carta deles para desestabilizar, que o PC já não manda, que AH é péssimo, que AH e o filho de PC andam às turras, que enfim, sabem melhor que eu.
    A todos os que andaram a fazer tempestades em copos de agua, Portistas (ou pseudo-Portistas) incluídos, muito gozo me vai dar ver o quaresma a jogar amanha.....
    Abraços
    Fredycotta

    ResponderEliminar


  4. @ Frederico Cotta

    antes de tudo, bem-vindo! e muito obrigado! pela visita e pelas gentis palavras!

    depois, não levarei a mal qualquer crítica, seja ela qual for, mas desde que seja construtiva, como é o caso.
    no entanto, informo-o de que o meu limite pára no pasquim da Travessa da Queimada; do lixo tóxico do grupo cofina nem quero saber.
    o que tenho publicado neste espaço de discussão pública, foi-me chegado, via e-mail, por visitantes como o Frederico.

    sobre o apontamento da "Crise de Liderança", só tenho que concordar com a sua visão e com a pertinência da mesma.

    por último, aposte no Euromilhões que (também) vai acertar :D

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons