segunda-feira, 3 de junho de 2013

do lançamento de um desafio...



(clicar na imagem para ampliar)



caríssima(o) portista indefectível,

há uma semana comemorávamos a conquista de mais um título nacional para o nosso longo e riquíssimo historial; mais um tricampeonato para nos orgulharmos no Futuro, de tão «limpinho, limpinho, limpinho» que foi (e o terceiro daquele mesmo historial); mais uma vitória final e no epílogo de uma época desportiva dura, a deixar-nos felizes da vida; mais um triunfo final a distanciar-nos dos eternos rivais (no número de títulos ganhos, e sem taças latinas na contabilidade) e a aproximar-nos do seu último bastião (o número de campeonatos nacionais); mais um enorme sorriso que o nosso clube do coração nos conseguiu colocar no rosto, nestes tempos de extrema e insana austeridade; mais um motivo para uma extraordinária festarola em frente ao nosso teatro de sonhos azuis-e-brancos (pois que, apesar do nosso salão de festas, por excelência - e não!, não me refiro ao ex-estádio da Lucy - seja a Av. dos Aliados, em plena Baixa da InBicta, ainda há um Rio que persiste em ser intolerante para com o clube que mais "ouro" traz para o orgulho de toda uma cidade que transporta no seu nome); mais uma festança, com muita cagança e muita pujança, para (literalmente) todo o Mundo ver, com os seus próprios olhos, como um clube (dito) «regional» conseguiu vergar (mais uma vez) a soberba arrogância dos clubes (ditos) «gloriosos».

e foi bonita a festa, não foi?
certamente que concordarás comigo que foi!!!
(e antecipadamente o prevejo, este será, porventura, o único ponto deste escrito em que iremos concordar. espero estar equivocadamente errado, mas não o creio...)

deixa-me fazer-te uma pergunta muito directa:
como praticaste o teu portismo na época desportiva que findou?

ou seja, o que pretendo saber é sobretudo e principalmente se foste dos que estiveram sempre, mas sempre e em todas as ocasiões (que não só nas festivas), com a nossa equipa do coração - conseguido, de forma estóica, controlar a crítica fácil e aplaudi-la quando ela mais precisava de apoio -, ou se preferiste os assobios e/ou os insultos gratuitos aos nossos principais artistas, enquanto saboreavas umas pipoquinhas, comportando-te como mais um dos adeptos rivais que nos visitam?

se foste um dos indefectíveis (daqueles que "antes quebrar do que torcer"), então desde já te dirijo os meus sinceros "Parabéns!" por tão louvável e nobre atitude.
é com portistas como tu que o nosso clube consegue ser grande, nobre e vitorioso! e (acredito) é para adeptos dos quatro costados como tu que os obreiros das conquistas que nos engrandecem e orgulhosamente enriquecem o nosso historial, dirigem as suas (habituais) mensagens de agradecimento pelo apoio prestado ao longo de toda uma árdua época desportiva.

se, por outro lado, foste um dos que preferiu optar pela (curtíssima visão da) perspectiva do "copo meio vazio", e/ou pela crítica fácil, e/ou por questionar tudo e todos quando as dificuldades apareceram, e/ou por pedir a cabeça do treinador ao primeiro desaire e/ou insucesso desportivo, e/ou por escrever autênticas alarvidades em caixas de comentários de muitos dos locais (que tenho por) de referência nesse "maravilhoso mundo que é a bluegosfera"®, então, mais do que tecer considerandos sobre essas tuas (para mim, reprováveis) atitudes, inversamente te proponho o seguinte desafio:

e que tal, já na próxima época desportiva que se avizinha, e independentemente do treinador e/ou jogadores profissionais que envergarem a cor do nosso manto sagrado, e independentemente da modalidade em que o nosso clube do coração esteja envolvido, seres mais um portista?  

isto é:

optares por um apoio pela positiva, o qual inclui (por exemplo e no meu entender), usar um adereço que identifique o teu fervor clubistae/ou estar de pé quando o hino do nosso clube de sempre está a tocar e durante todo esse período (que deve ser de orgulho, pelo reprimendas por «não conseguir ver para a frente» são dispensáveis), e/ou aplaudir todas as jogadas da equipa (inclusive e sobretudo, aquelas em que considerarias poder fazer melhor), e/ou optar por afirmares, do fundo do coração, «é o meu herói!» ao invés de «cepo do car@***o!», ao jogador que acaba de falhar um golo clamoroso (bem ao estilo do Paulinho Mc Laren, no Estádio do Bessa, em Novembro de 1992), e/ou deixar o assobio em casa durante os noventa minutos (mais os descontos) que durar a partida de futebol, e/ou não abandonar o estádio antes do jogo findar e só o fazer depois de ter aplaudido a equipa e independentemente do resultado final

a priori, estas sugestões parecerão infantis e porventura ineficazes; mas, acredita!, se tu também as conseguires colocar em prática, o ambiente no nosso teatro de sonhos azuis-e-brancos será ainda mais intimidador (no bom sentido do termo) para os nossos adversários.
estou certo de que o seria...

assim sendo, a última pergunta (e decorrente do desafio lançado) é:

achas que conseguirás fazê-lo? 
estarás convicto de que serás capaz de apoiar o teu clube do coração de uma forma completamente diferente até então?


quero confiar que sim!, de que serás capaz, simplesmente porque não o farás para me agradar. e também porque não o farás por ti. fá-lo-ás em prol do nosso Amor comum: 
o Futebol Clube do Porto!



post scriptum pertinente:

(e antes que seja mal interpretado e/ou "chovam felicitações" precipitadas)


este escrito, mais do que pretender atacar e/ou ofender seja quem for, destina-se a lançar um singelo grito de revolta e um honesto apelo à forma como eu considero que deveria ser o apoio pela positiva ao nosso clube do coração.
aliás, como não me canso de o repetir, «o meu portismo não é nem pretende ser maior do que o teu!».
assim sendo, não estou (sequer!) a colocar em causa o portismo de seja de quem for. repito que não é esse o intuito deste texto, nem foi com esse propósito que redigi as linhas acima~

agora, se é válido que «o Portismo não se apregoa, pratica-se!» - e eu convictamente apoio esta forma de estar -, não me peçam para ser conivente e/ou meiguinho e/ou dócil e/ou carinhoso e/ou terno e/ou bondoso e/ou cúmplice e/ou tolerante, com uma situação que abomino quando amiúde me desloco ao Estádio do Dragão:
os assobios que se ouvem no decurso do tempo de jogo, destinados aos jogadores do meu clube de Sempre e dirigidos por adeptos que se comportam como se estivessem a ver o jogo "do outro lado" (i.e., no sector destinado ao clube visitante).

"disse!"


2 comentários:

  1. Caro Miguel,
    Durante a época que findou com a conquista do tricampeonato, eu estive sempre do lado da equipa, sempre a apoiar e a acreditar, ainda que num determinado momento a minha esperança tivesse diminuído um pouco, não por culpa do FC Porto, mas pelas circunstâncias, isto é, depois do que se passou no jogo do Benfica frente ao Sporting, ou no jogo do Benfica frente ao marítimo. Mas ainda assim, tentei manter a chama da esperança acesa. Não me arrependo minimamente de ter estado sempre a apoiar. E na próxima época pretendo ter exactamente a mesma postura.

    Cumprimentos

    Ana Andrade

    www.portistaacemporcento.blogspot.com
    www.artigosonlineanaandrade.blogspot.com

    ResponderEliminar

  2. @ Ana Andrade

    eu sei que sim; eu sou visitante regular do "portista a cem porcento" :D

    (como referi no texto, o(s) destinatário(s) da mensagem não são os indefectíveis, os que apoiam pela positiva :D)

    beijinho
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons