sábado, 17 de dezembro de 2011

um 'Cebola' para durar?



caríssima(o),

as minhas primeiras palavras vão para alguns de vós, resistentes adeptos indefectíveis que preferiram o griso do Estádio do Dragão ao conforto do lar, e foram apoiar (ao vivo e a cores) o nosso clube do coração.
estais de parabéns!

as palavras seguintes e no decurso das anteriores vão para parte de alguns de vós, indefectíveis adeptos que vivem apaixonadamente o fenómemo "ultra": foi impressionante o apoio constante à nossa equipa do coração! e foi muito gratificante perceber a sintonia perfeita entre esse apoio e a correspondência, em campo, da equipa - o resultado do que muitos falam (mas não percebem) ser o «décimo segundo jogador».
estão igualmente de parabéns! e faço votos (sinceros) para vos continuar a parabenizar.

depois, não posso deixar de elogiar o comportamento de quem tanto critico, ao ponto de o já ter considerado um «erro de casting»: Vítor Pereira.
obviamente que o agrado de adeptos como eu pelo treinador do meu clube de Sempre também é resultado do que a equipa que comanda produz - não só no final das partidas, mas sobretudo pelas suas exibições. e, se num Passado recente, fui acérrimo defensor da sua imediata substituição pelo facto de (entre outros factores) não perceber qualquer atitude de Vontade e de Querer na equipa, os últimos encontros têm-me calado a veia crítica. e a partida de hoje, ante o "guardanapo do Atlântico"® de Carlos Pereira não foi excepção. é claro que ainda mantenho certas reticências relativamente às suas (reais) capacidades de liderança de um grupo que considero que já foi mais unido do que no início deste campeonato; contudo e face ao crescendo exibicional da equipa, dou-lhe um certo benefício de dúvida.
já agora, parte daquelas reticências referem-se ao facto de não compreender a aposta em Maicon para a lateral direita da nossa defesa (retirando profundidade a essa ala e ao moral de Sapunaru e Fucile, e sobrecarregando o Palito com as despesas de apoiar o ataque da equipa constantemente), na persistência de Hulk como ponta-de-lança (que, como se viu na partida de hoje, quando flecte para uma das alas deixa o eixo do ataque sem qualquer referência de área) e na insistência da titularidade de Djalma como ala direito (o qual agradou-me bem mais como lateral direito).
pela perspectiva do copo meio-cheio, tenho que salientar a aposta em Iturbe para encontrar o caminho para um golo que teimava em não aparecer e a causar uma agitação crescente na massa adepta azul-e-branca. foi efectivamente uma aposta sem temores e de demonstração que "os tem no sítio", num momento crucial da partida. ainda bem, para todas as partes envolvidas, que foi uma aposta conseguida.
Vítor Pereira está, de facto e também, de parabéns!
 
não menos importante, quero parabenizar o protagonista do encontro desta noite: Cristian 'Cebola' Rodríguez.
depois de uma semana "para esquecer", na senda de (mais) uma época a "marcar passo", esta foi (mais) uma partida de reconciliação com tudo e com todos - pelo menos, assim se espera e eu estou nessa primeira fila, pois considero-o um jogador que, sem ser extraordinário, é dotado de uma técnica de protecção de bola e de visão de jogo acima da média (no nosso actual plantel, entenda-se).
assim, pelo que trabalhou esta noite e pela importância do golo que marcou, o 'Cebola' tem que estar de parabéns!

por último, «acardito» que foi um golo que fez chorar muita gente, a começar por quem já vislumbrava um empate como o cenário mais provável - sobretudo depois do quase golpe de teatro de Danilo Dias um minuto antes do minuto 80': o da consagração do CR10 - e a terminar nos valdemar duartes deste "rectângulo à beira-mar (im)plantado"®. também estou curioso para perceber o que irá escrever quem tanto o criticou esta semana, principalmente se se irá retractar publicamente.
já sobre os duartes gomes desta Liga, nunca estarão de parabéns, pelo que escrever algo mais será "chover no molhado" a quem não se dá ao respeito (e que nunca será respeitado) e que até já mereceu uma enérgica reacção presidencial.


beijinhos e abraços (chorosos, mas de Alegria)!
e Muito Obrigado! pela tua visita :)  

sugestão musical:
Diana Krall, «cry me a river»
[
um original de Julie London, destinado a Ella Fitzgerald]

5 comentários:

  1. Uma excelente segunda parte em que para a primeira se nota que com a ausência de Pl o nosso futebol fica a perder.

    Acabamos o ano no nosso lugar, 1º.

    Um jogo super de Moutinho, o homem fez um jogo perfeito, 105 passes durante o jogo com 89% de eficácia, são números de outro mundo, só ao alcance de um super craque e de novo em forma extra!

    Qto à questão de titulo da crónica, parece evidente que a resposta é não, o que se torna até certo ponto incompreensível a sua convocatória mas resolveu o jogo e isso é que importa, quiçá para Shakhtar ver...
    Abraço.

    Parabéns pela irreverência deste espaço, quando a irreverencia se mistura com a lucidez temos um blogue como este.

    Visitem o nosso espaço com tb a crónica ao jogo e analises individuais em:

    http://tribunaportista.blogspot.com/2011/12/em-analise-13-jornada-fc-porto-2-0.html

    ResponderEliminar
  2. @ Tribuna Portista

    antes de tudo, muito obrigado! pela visita, pelo comentário e pelas palavras elogiosas.
    retribuo-as de bom grado, pois o vosso espaço também é um dos meus e de eleição nesse "maravilhoso mundo que é a bluegosfera®".

    sobre o Moutinho e tendo em conta as estatísticas apresentadas, estamos conversados.
    são mais um exemplo para quem não compreende a sua contratação.

    por último, «acardito» que o Cebola será "espremido" de tal forma até uma possível venda já na reabertura de mercado, que fará chorar mais adversários.
    se o conseguir ante os calimeros será ouro sobre azul ;)

    saudações desportivas mas sempre pentacampeãs! ;)

    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  3. O FC Porto alcançou ontem uma importante vitória antes da pausa de Natal e Ano Novo, que lhe permitiu reforçar a posição de líder.

    Antes do início da partida houve a merecida homenagem à Diva dos Pés Descalços, Cesária Évora, grande portista, que em alguns concertos por esse mundo fora envergava o cachecol azul e branco.

    O jogo iniciou-se com um Porto de ataque, que sabia bem o que queria da partida.
    O miolo do nosso meio-campo estava em grande nível.
    Fernando com uma pressão alta, não permitia ao Marítimo sair. Moutinho fez na minha opinião o melhor jogo da época, sempre muito bem a construir lances ofensivos. Belluschi apareceu uns furos acima das suas exibições anteriores, tendo o argentino efectuado uma excelente segunda parte.

    Cedo poderíamos ter alcançado o golo, mas Peçanha foi impedindo que a bola entrasse.
    Também a nossa inépcia não permitiu o golo mais cedo ... inacreditável a perdida de Belluschi. Também Duarte Gomes, um péssimo árbitro, deixou por marcar um penalti claro sobre Belluschi.
    Mas os nossos atletas não se deixaram ir abaixo, e VP através das alterações operadas, manteve a equipa dinâmica, pelo que o golo surgiu naturalmente.

    O resultado foi escasso face ao jogo produzido. Mais uma vez fica provado que nos falta um goleador.

    Nota positiva para Djalma, que táticamente é um jogador disciplinado, trabalhador e sério. Penso que dada a qualidade das nossas alas, Djalma não tem espaço de manobra na equipa, porém ontem surpreendeu me a sua adaptação a defesa direito. Se VP trabalhar o angolano, quem sabe não estará ali um bom defesa direito, pois como disse tem qualidade técnica e tática.

    Nota também positiva para Iturbe, um jovem de quem esperamos muito. Trata-se de um jogador irreverente que não tem medo de partir para cima do adversário. Pode ser em 2012 a nossa grande arma.

    Agora com a reabertura do mercado de inverno, vamos aguardar o desejado ponta de lança, para que possamos atacar 2012 com redobrado optimismo.

    Abraço

    Paulo

    ResponderEliminar
  4. Estava difícil chegar ao primeiro golo, mas não estava difícil jogar à bola. Que jogo, que exibição, à Porto!

    Só pecou pela tardia dos golos, mas com um Peçanha inspirado não se pode fazer nada e a verdade é que os golos, esses, acabaram por chegar.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. @ Paulo

    infelizmente não me parece que a nossa SAD tenha "ar" para atacar seja o que for na reabertura de mercado.
    a minha aposta vai para o regresso de alguns jogadores que se encontram a "rodar" por aí...


    @ Gaspar Lança

    bem-vindo!
    esse regresso estava complicado ;)


    forte abr@ço a «ambos os dois» :D

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons