sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

de uma (re)análise ao nosso plantel: a minha...

(clicar na imagem para ampliar)



«

Para lá de todas as vitórias; de todos os títulos conquistados; de todas as taças, em todas as modalidades; de todos os triunfos obtidos - quando nos pedem para nomear a vitória mais saborosa, é sem dificuldade que elegemos uma à qual todas as outras se subordinam: o imenso orgulho de se ser portista.

»

autor: Jorge Nuno de Lima Pinto da Costa


caríssima(o),

aquela é uma citação presidencial que amiúde está sempre presente quando pretendo tecer considerandos sobre balanços afins, mormente quando estes envolvem o quotidiano azul-e-branco e a Realidade do nosso Amor comum.

porque, «para lá de todas as vitórias», que felizmente e sem pretensiosismos bacocos e/ou falsas modéstias, no nosso caso até são algumas, o orgulho em se ser Portista sobrepõe-se às ditas - excepto para alguma (porventura muito "orgulhosa") massa adepta assoBiativa...
pois que afirmar, à viva voz e sem qualquer medo de receios temerários, "sou do FC Porto, car@go!", para mim, pressupõe também e sobretudo, apoiar incondicionalmente o nosso Clube de Sempre (e para todo o Sempre!) em todas as ocasiões. todas! e, claro!, de uma forma pró-activa e pró-positiva.

e se este é o meu estado de espírito enquanto Adepto, dos profissionais que envergam o nosso "manto sagrado", com o nosso brasão abençoado ao peito, o mínimo que espero, em cada jogo, é o seu máximo respeito pela nossa cor, pelo nosso emblema, pelo nosso "brasão abençoado", pelo nosso "manto sagrado" e por toda a História que eles acarretam desde 1893 até ao Presente. e independentemente da sua nacionalidade e/ou naturalidade e/ou preferência clubística desde o berço. e que todos, mas todos os atletas do clube, independentemente da modalidade que representam, deveriam ser obrigados a conhecer desde o primeiro dia em que chegam ao universo do Futebol Clube do Porto - o qual deveria ter como ponto de paragem obrigatório o nosso Museu.


aqui chegados, pela presente "posta de pescada"®, pretendo dar-te conhecimento da minha análise ao que me é permitido vislumbrar sobre a equipa principal de futebol, do nosso clube do coração.
mais te informo que a dita é um pouco extensa. bem sei que poderia fazê-la de outra forma, sub-dividindo-a, por exemplo, por sectores; mas, mais do que enganar-me a mim próprio, estaria a desvirtuar a imagem de marca deste espaço de discussão pública: os testament... os textos um tanto ou quanto extensos (por que longos).

assim sendo e mais uma vez, quando tal se verifica, deixo-te a sugestão de te fazeres acompanhar por um bom de um chocolate quente e um pão com tulicreme®, para digerires melhor o que por aí vem... bem sei que poderia sugerir uma bela de uma 'kuka', bem fresquinha, com um excelente prato de tremoços... mas, acho que já chega de tanto frio; o que necessitamos é de muito calor...



(clicar na imagem para ampliar)


entretanto não escondo que:

» em toda a minha análise subjaz a ideia que a imagem acima pretende transmitir;

» essa análise tem presente esta notícia datada de Abril de 2014 (aqui) - anterior à chegada de Lopetegui, portanto;

» a análise em causa também remete para a defesa deste meu "exercício especulativo" aqui, igualmente de Abril de 2014.


"disse!"



guarda-redes


© Google


definitivamente, uma posição onde estou de acordo que «as redes não necessitam de mais 'peixe'». é que aos nomes abaixo não nos podemos esquecer, entre outros, de Bolat, Kadu, Caio, Andorinha e Gudiño. e este último é, de facto, um portento.


Helton 

em Julho de 2014, (precipitadamente) antecipei o seu "fim desportivo", induzido em erro por uma (ainda hoje) enigmática mensagem no seu 'instagram' oficial.
a soberba exibição em Braga, há duas semanas, comprovou, não só que "velhos são os trapos", como também que "ainda está aí para as curvas". e que a sua veterania, mais do que o seu portismo (que o tem!), é e será muito importante neste jovem plantel recheado de muita juventude.
também acredito que a sua recuperação veio complicar um pouco os planos de Julen Lopetegui para a definição da titularidade desta posição específica e tão importante no FC Porto - onde se pode estar sossegadito em 89 minutos de uma partida, mas ter que corresponder com uma preciosa defesa no minuto em falta, com a pressão suplementar de não se poder falhar.


Fabiano 

pegando no que foi exposto no último parágrafo sobre Helton, eu não me esqueço de Nápoles. e é "desse" Fabiano que o FC Porto precisa. tem imensa qualidade entre postes, mas claudica nos cruzamentos. e no jogo de pés. e nalgumas bolas rasteiras, junto ao poste.
e, lá está!, aqui não pode claudicar, não pode falhar, pois não há tempo. e tem Helton recuperado, a "morder-lhe os calcanhares" para regressar à titularidade...
acredito que Lopetegui não será "cão" e lhe retire do actual posto na hierarquia; mas a "ameaça" existe. e é bem real. ele convive com "ela" todos os dias, no Olival...


Andrés Fernandez e Ricardo

um desperdício de dinheiro, no meu entendimento - pois que há salários para serem pagos mensalmente.
com tantos e tão bons jovens promissores nos escalões de formação e na equipa B, e ávidos de minutos ao mais alto níBel de competição, considero que não haveria esta necessidade de se esbanjar "guito" necessário para o desempenho da função de terceiro guarda-redes do plantel - o qual normalmente só brilha em jogos para a "ex-taça da bjeka"® (e, esta época, nem isso)...


defesa


© Google

Danilo 

o dorsal que enverga, esta época, assenta-lhe na perfeição. e para mim, na ausência de Helton, deveria ser ele o Capitão da equipa, mesmo com os seus "imberbes" (por que pueris) 23 anos de idade.
(literalmente) "explodiu" naquela que já é a sua quarta época na InBicta. coincidentemente (ou talvez não...) coincidiu com a chegada de Lopetegui...
desde o início que teve que aprender a lidar com o anátema do valor da sua transferência, um pouco à semelhança do que Adrián López está a "penar". e com o facto de ter que aprender a ser lateral direito quando, no Brasil, era interior/ala direito.
por mim, ficaria até ser velhinho; temo que esse desejo se desfaça já em Junho...


Alex Sandro

esta temporada "está a léguas" do que prometeu quando chegou ao nosso Clube. aliás, em termos de progressão, esta está proporcionalmente inversa à de Danilo...
esta época, não me recordo de uma partida em que tenha conseguido ir à linha de fundo adversária e feito um cruzamento com conta, peso e medida... e as suas desatenções defensivas também já nos custaram alguns golos (e muitos 'frissons' também)...
acredito que vai recuperar, pois que tudo o que aponto é fruto de uma (mais do que) eBidente má forma física. afinal, foi o único lateral esquerdo em três épocas, sendo "pau para toda a colher". e como é humano, e não uma máquina...


Ricardo Pereira

Lopetegui acredita que dará um grande lateral direito. eu também, pois recordo-me de José Bosingwa.
o potencial está lá. assim como a Bontade em aprender. e, mais importante, o facto de não amuar com as preferências do treinador, seja ele qual for (na época passada, em Sevilha, até actuou como lateral esquerdo, cumprindo com a função). a próxima época servirá para tirar todas dúvidas. ou para confirmar as certezas que nele (já) se depositam.


José Ángel

é certinho a defender e ataca e/ou sobe no flanco só pela certa. sabe efectuar cruzamentos. necessita de alguma atenção mais nas marcações, sobretudo nos lances de bola parada.
mesmo assim, ainda acredito que o Rafa poderia (e deveria) fazer parte deste plantel...


Martins Indi

o melhor elogio que lhe faço é:
haverá alguém a lamentar a partida de Mangala para Manchester?

aos 22 anos, na primeira época no Clube, é indiscutível e indubitavelmente o "patrão" da nossa defesa e (literalmente) a sua "voz de comando" em campo.


Maicon

não sou ingrato e não me esqueço que foi um dos artífices do título de campeão nacional de 2011/2012 - mesmo que, para alguns pasquins, o feito tenha sido em «fora-de-jogo».
mesmo assim, ao fim de sete época, "este" Maicon continua a ser um grande morcão, não tendo aproveitado para evoluir. então aqueles passes de trinta metros directamente para as bancadas... e  ter que "alindar" um lance defensivo, junto à nossa grande área, quando "o que se pede" é que mande a chichinha para o car@**o...


Ivan Marcano
«ah! e tal», é espanhol, tem 27 anos e é canhoto... "so f*ckin' what?!"
em meia época já me deu mostras de possuir mais talento do que o morcã... do que o Maicon. por mim, antes do final do empréstimo accionava-se a opção de compra dos seus direitos desportivos.


Reyes 

Igor Lichnovsky foi mais barato.
eu sei que posto assim, desta forma "crua", é injusto para o central mexicano. e que estou a ser injusto na minha avaliação. mas também é a verdade. e as expectativas que se criaram em torno dele, então...
na minha opinião, Reyes foi demasiado caro para ser "" o quarto central da equipa e por muito que (justamente) reclame minutos justos de competição... a meio da presente temporada não vislumbro qualquer hipótese de poder acrescentar, de forma relevante, os ditos cujos - a não ser para a "ex-taça da bjeka"®. o empréstimo teria sido uma boa opção, mas como desconheço (e ainda bem!) os meandros dos bastidores e dos corredores do Dragão, também quero acreditar que Lopetegui o terá em boa conta, apesar de também haver Lichnovsky.


meio-campo


© Google


Rúben Neves 

antes de tudo e deveras importante:

"¡gracías, 'míster'!, por sus 'huevos'!"


sim!, que devemos a Lopetegui a aposta neste jovem talento luso, fruto da nossa formação.

o BI/CC indica que nasceu em 1997. o talento que evidencia a cada jogo que passa demonstra que o "risco" desta aposta arriscada só reside no receio de algumas mentes temerosas, incapazes de "os" ter no sítio no momento certo.
indiscutível no nosso meio-campo para a próxima época, pelo menos.


Casemiro


tem em si colado o "rótulo (principal)" de (pro)vir do Real Madrid e, como tal, ter que "render" cada cêntimo do seu empréstimo e desde o primeiro segundo.
não interessa para nada se esta é a primeira época no Clube, com as necessárias habituações a uma realidade diferente. a importância é reduzida ao mínimo acerca do experimentar uma posição nova no terreno de jogo (badalhoquices agora não, por favor, que estamos a "falar" sério!). não importa se ele tem 22 anos e, no Real Madrid, jogava como médio centro ofensivo. também é irrelevante que, na época passada, só tenha jogado 416 minutos e, em 2012/2013, 1260'... na segunda divisão espanhola. vem do Real Madrid? tem que comprovar que é bom!

pois eu tenho para mim que Casemiro é um jogador que tem tudo para ser um bom médio defensivo e no curto espaço de tempo. "apenas" tem que aprender a lidar com a impetuosidade do seu futebol - a qual não se compara, por exemplo, com a de um "javali" garcía. e com o facto de actuar em Portugal e no FC Porto.
para os mais cépticos, recordo-vos um nome com um pedido especial: Fernando nas suas duas primeiras épocas entre nós...



Óliver Torres 

já. não. tenho. palavras. só. o. puro. deleite. de. poder. desfrutar. do. perfume. do. seu. futebol "redondo"

até posso sonhar com a presença dele na próxima época, mas temo pelas contrapartidas que o Atlético de Madrid imporá... e esse é um "Deve & Haver" que decidirá a sua permanência no Dragão.


Brahimi 


uma agradável surpresa, tendo deslumbrado com alguma "magia" à mistura no primeiro terço do campeonato.
entretanto e como o próprio já reconhece(u), os adversários passaram a fazer marcação cerrada (inclusive às suas canelas).
quando (re)aprender a jogar para a equipa, nas partidas em que tem (pelo menos) três 'pitbulls' atrás de si, será esse o momento que marcará a sua despedida do reino do Dragão. até lá, todas(os) temos o privilégio de presenciar o seu futebol. e de nos deleitarmos com ele.


Herrera


tal como Danilo, está a demonstrar as razões da sua contratação esta época.
para mim, é evidente que melhorou bastante com a chegada de Lopetegui, sobretudo na ocupação dos espaços, nas "dobras" que consegue fazer ao seu colega de sector e independentemente do(s) nome(s) deste(s) e na finalização e/ou concretização e/ou remate e/ou golo(s) (alguns destes muito importantes).
"apenas" necessita de aprimorar a definição do passe, um capítulo onde apresenta lacunas - não só na questão do endossar o esférico ao colega, mas também no quando o deverá fazer. tendo em linha de conta que eu sou do tempo do «'pass precise'», penso que está tudo "dito"...


Quintero

tem contra si um estigma: o de ser considerado o "sucessor" de James. 
não é e por uma razão (para mim) simples: não é extremo, nem consegue flectir para o centro como James fazia.
no meu entendimento, Quintero é um "10 puro"no sentido em que é um dos (poucos) criativos no plantel, capaz de "inBentar" lances de ruptura contra equipas que se apresentam com dois a três autocarros, de dois pisos cada... e porque é incapaz de defender, mesmo que em prol da Equipa - a sua principal lacuna, no meu entendimento.



Campaña

Mikel. Tomás Podstawski. Leandro Silva. Tiago Rodrigues.
compreendo o empréstimo do espanhol para esta época, e que mais não terá sido do que a necessidade de um substituo à altura de Casemiro e/ou Ruben. e a verdade é que Campanã, no meu entendimento, tem postura, saber posicional e futebol para ser esse substituto (para além de que só sabe jogar de cabeça levantada).

mas, com aquela "matéria-prima" referida acima, com a perspectiva de evolução e com a avidez de minutos preciosos de competição por parte dos próprios, considero que não haverá necessidade de se prolongar o empréstimo, sequer a aquisição dos seus direitos desportivos. mas Julen Lopetegui é que sabe...


Evandro 


esforçado. cumpridor. exímio marcador de grandes penalidades.
os argumentos apresentados para Campaña poderiam servir para uma possível dispensa de Evandro; só que não "casam" com esse facto de ter rubricado um contrato de três épocas, pelo que há que rentabilizar o "investimento".


avançados



© Google

Quaresma 

a par de Helton, é o jogador "trintão" com mais anos de casa, logo e por inerência um dos "veteranos" do plantel. penso que ele sabe disso e da responsabilidade que tem sobre os seus pés, ombros e demais partes do seu corpo.
porém - e há sempre um "mas" (em RQ7 mais do que um...) - aquele seu feitiozinho de m*rd@ deixa-me fulo. e não são as suas constantes juras de amor permanente ao Clube que me vão acalmar o espírito. 
dele, espero sempre Tudo e Nada: uma "trivela ao ângulo" ou mais uma jogada em que foi "fominha". um passe a desmarcar um companheiro na cara do golo ou um centro para a bancada. um abr@ço ao companheiro ou um amuo aquando da substituição...

como afirmou que pretende acabar a carreira no Clube, penso que a SAD dever-lhe-á fazer a Bontade... a questão é saber se o 'mustang' terá "estômago" para (i) ou se adaptar a uma nova função em campo ou (ii) se sentar mais amiúde no banco de suplentes e/ou tribuna.


Cristian Tello

por vezes é mais rápido do que a própria redondinha... noutras, mais rápido do que o(s) seu(s) opositor(es), ams define mal o último momento: ou o remate fatal ou o passe letal. nada que, com o necessário e sempre tão importante tempo de competição não venha a ser corrigido.
terá mais uma época para tal. se porventura não o conseguir, considero que será tempo de regressar a La Masía. e sem ressentimentos. de parte-a-parte.


Adrián López

Clayton. Hugo Almeida. Maciel. Luís Fabiano. Rentería. Mariano González. Ernesto Farías. Iturbe. Licá.
desde 2000/2001, aqueles são alguns dos "patinhos feios" eleitos por alguma da (sempre mui orgulhosa) massa assoBiativa, uns (bem) mais do que (os) outros.
na presente temporada, Adrián foi "o eleito", mormente pela questão do valor com que supostamente o Clube terá adquirido os seus direitos desportivos - mas nada que o Danilo já não tenha sofrido na pele (e nos ouvidos) e que não lhe possa explicar...

independentemente dessas questões, no que concerne ao futebol praticado pelo dito e por muito que custe a alguns dos seus defensores e dos argumentos (legitimamente) invocados e que eu respeito (olá, Jorge!), não creio que o espanhol venha a ser o próximo "licha"... espero estar redondamente enganado e que, num futuro próximo, tenha que "engolir" esta minha afirmação, proferida convicta e conscientemente.
(para além de que, para a sua posição, na próxima época, gostaria que Lopetegui contasse e apostasse, no plantel principal, com Kayembé e Ivo Rodrigues.)


Hernâni

não possuo dados que me permitam avalizar e ajuizar, com pertinência.
mas, as minhas expectativas são altas, para o desempenho que espero dele e que aguardo que ele corresponda com o seu futebol, dentro do terreno de jogo.


Jackson Martínez

"obrigado!, Jackson Martínez!"


antes de tudo, não sou ingrato.
depois, não me esquecerei do seu futebol, sobretudo dos seus golos. e que foram muitos. e para todos os gostos.
tal como me lembrarei também desse facto que, até pode parecer de somenos importância, mas que foi um "elefantesinho" que me vi forçado a "engolir": o de lhe ter sido concedida a honra de envergar a braçadeira de Capitão depois de todas as "juras de amor (in)condicional" que nos presenteou, por mais do que uma vez, nas três épocas que esteve de dragão ao peito...


Aboubakar

faço votos sinceros para que seja o ponta-de-lança que dele se espera, e tendo em linha de conta o peso da responsabilidade que sob ele recairá: o de substituir, no imediato, as memórias de Jackson, Hulk, Falcao, Lisandro, Benni Mccarthy, Pena, Jardel, ...


Gonçalo Paciência

mais do que Aboubakar, Gonçalo.
haja a Paciência necessária para o ver como a referência do ataque portista, se não já na próxima temporada, pelo menos a partir de 2016/2017.
tem (literalmente) o Mundo a seus pés. e a mim também.


treinador


© zerozero



mantenho o que convictamente escrevi em Maio de 2014.

para mim, Julen Lopetegui é o homem certo, no lugar certo, no clube ideal para o projectar e enquanto o nosso grande presidente assim o entender.


"disse!"



5 comentários:

  1. Muita bom!

    Tirando o Campaña, que acho melhor que o Casemiro... e o Adrián, que poderá ser um bom extremo interior... (ai ai, lá vou eu levar respostas tortas) subscrevo tudo!

    (E também acredito no Reyes em vez do Maicon)

    Abraço Azul e Branco,

    Jorge Vassalo | Porto Universal

    ResponderEliminar
  2. Miguel,

    Que fervor clubista! Subscrevo: apoiado.

    Abraço

    PS - O dragaoatento tem sentido a tua falta...

    ResponderEliminar
  3. Pronto, logo hoje que vinha cá botar faladura pela 1ª vez...parei de ler quando sugeriste o Tulicreme... Mas que tulicreme??? Nutella é que é! lol

    Concordo em (quase) tudo...tal como o nosso amigo Jorge, também acho o Campana (eu sei que tem ~ em cima do n, mas no telemóvel não dá pra essas habilidades) mais forte, a nível de transição e certeza no passe, que o Casimiro, mas para essa posição temos também o Rúben, e o "puto" mete-os no bolso! Além daqueles que falas...o Tomás quanto a mim estagnou um bocadinho...pode ser é impressão minha! Talvez um empréstimo a um "Guimarães" qualquer na próxima época não fosse mal esgalhado! Tenho muita curiosidade em ver como regressará o Mikel (que ia fazer parte deste plantel) e acredito sinceramente no Tiago, acho que acima de tudo precisa que acreditem nele!

    Nos GR...estive como tu, para mim aquela mensagem do Hélton era mesmo a dizer que tinha acabado...talvez um momento daqueles a que todos estamos sujeitos quando há qualquer coisa grave! Mas mesmo antes disso, achei um erro a contratação do Andrés... Já tínhamos o Fabiano, Ricardo, Bolat, Kadú...e pra mim, o 3º GR é sempre um miúdo, que treina com a A, para jogar pela B. Mas como de há uns anos pra cá parece haver na SAD um fetiche por GR's...não estranhei muito.

    O Adrian...sinceramente penso que pode ser um Licha II...que queres, acredito no gajo (embora admita que posso estar a ser influenciado pelo que ele jogava e marcava no meu FM)! Acho que temos de ter paciência (também para o Gonçalo) e acredito que JL saberá tirar do Adrian o melhor para a equipa.

    O Jackson...vai ser o c@r@lho substituir...mas também já foi com Jardel, McCarthy, Lisandro, Falcao, etc. Acredito que Aboubakar, Gonçalo e talvez A. Silva estarão à altura.

    Pra mim Maicon já teve mais que tempo para evoluir...tá na hora de seguir viagem e dar as mesmas oportunidades ao Reyes e ao Igor, na próxima época sem dúvida os DC seriam Indi, Marcano (tem azar de ser esquerdino...como o Indi) Reyes e Igor).

    Agora assim de repente não lembro de mais nada...e o chocolate quente também já acabou! :)

    Abraçom

    André Guimarães

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. comentário t-o-p! :D

      fico à espera de mais :D
      (e obrigado! pela visita, pois claro!)

      abr@ço
      Miguel | Tomo II

      Eliminar


  4. caríssimos,

    muito obrigado! pela vossa visita e pelas vossas gentis palavras!

    no fundamental:
    apesar de algumas divergências pontuais, penso que estamos no rumo certo, bem orientados por um superior treinador, que muitos teimam em desprestigiar por puro («glorioso»?) despeito.

    somos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    abr@ços a «ambos os três» :D
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons