sábado, 10 de janeiro de 2015

três notas soltas sobre uns 'pastéis'... frios! (e não só)




caríssima(o),

1)

antes de tudo, perdoa a minha ausência (mesmo que momentânea).
é que, podes até não acreditar, mas tenho vida própria! 
e, se é verdade que este espaço de discussão existe para TI, sim senhor, não é menos incorrecto afirmar que o seu administrador tem momentos em que lhe é (de todo!) impossível comunicar contigo - inclusive atempadamente. e mesmo que seja para colocar um aviso ao estilo "volto já!".

também convém recordar que este espaço de discussão nasce da carolice de todos os que o rodeiam - leitores e seu administrador. e sendo que por "carolice" entenda-se trabalhar 'pro bono' (e que não é o vocalista dos U2!).
assim, de certo compreenderás que, quando surgem deveres profissionais, estes se sobreponham a todos os outros, incluindo os de quem, como tu, visita este espaço para ler alguns dos meus pensamentos (também) sobre o quotidiano azul-e-branco.
portanto, deduzo eu (mas posso estar errado...), é por demais elementar que a obrigação para a entidade patronal que providencia (entre outros) o pagamento da conta do fornecimento de electricidade, da companhia que "alimenta", de uma forma primária (e única), o computador caseiro onde redijo estas linhas, esteja primeiro e bem acima dos demais.
infelizmente, neste dois últimos dias, houve quem assim não o entendesse... pode ser que, um dia, eu vença o euromilhões e me dedique, para lá de corpo, alma, espírito, paixão e fervor clubísticos, raça, mística e Portismo, também de uma forma remunerada a este projecto pessoal; enquanto tal não acontece e esta última condição não é realidade, a "carolice" est(ar)á sempre inerente no subconsciente de quem escreve estas linhas...


2)

sobre a partida deste Sábado, ante o CF 'Os Belenenses'.

i)

foi uma partida sem estórias e de sentido único, em que o golo madrugador de Jackson retirou qualquer estado de (possível) ansiedade, e o golo de Óliver, ao findar do primeiro minuto da segunda parte, trouxe (sobretudo) tranquilidade emocional.
para quem privilegia a "nota artística" acima de tudo, só lhe interessam os resultados (entenda-se: goleadas), e não compreende como fomos incapazes de aplicar, no mínimo, um resultado em tudo idêntico ao que fez o SC Braga para a Taça de Portugal (allô!, massa assoBiativa!), convém recordar e para lá do que afirmou o treinador, no lançamento desta partida em apreço, que, nos próximos quinze dias, o plantel portista tem agendados cinco compromissos, sendo que, destes, dois envolvem duas deslocações difíceis e a contar para o campeonato (que me estou a borrifar para a "ex-taça da bjeKa"®): a saber: uma a Penafiel e a outra à "pérola do Atlântico", para defrontar o «clube do guardanapo».
só assim se poderá compreender que os jogadores do FC Porto - que não são máquinas, ante seres humanos, de carne e osso, como eu e tu - tivessem "tirado o pé" na segunda parte. mesmo assim, ainda houve vontade e engenho para construírem várias jogadas à procura do terceiro golo, que viria a acontecer já depois de Quaresma ter rumado ao banco de suplentes.

ii)

a propósito do RQ7(é assim, não é? ok!), no meu entendimento, deveria "entrar" nas partidas para se fazer sobressair no colectivo e não pelo autêntico "eucalipto" que muitas vezes (demasiadas vezes) se torna.
um exemplo: até à sua saída houve nove cantos a favor do FC Porto. todos eles, sem excepção, foram marcados por ele. todos eles tiveram zero momentos de perigo. na equipa havia Tello, o qual tem (pelo menos e que me lembre) duas assistências para golo a partir deste tipo de lances...

iii)

sobre a faixa dos SuperDragões haverá tempo para dela discorrer ao longo da semana.
já agora e sobre a actuação de josé mota, refiro «apenas e só» que, mais uma vez, apreciei o seu "bom gosto" na escolha da cor do equipamento que envergou, para se destacar numa partida toda ela em tons predominantemente azuis. com outras cores à escolha, acima de tudo e no meu entendimento, fica-lhe bem reconhecer publicamente (e mais uma vez) a sua filiação clubística na casa do Dragão. para que não haja dúvidas, que já não as há. mas que ele persiste em (re)afirmar. quanto ao resto, foi igual a si próprio: medíocre, mormente no capítulo disciplinar, num jogo em que, sem entradas viris 'a la' maxi, conseguiu mostrar cinco cartões amarelos, três deles a jogadores da casa (o primeiro logo aos cinco minutos de jogo).


3)

quem afirme que "não existe nada de completamente errado no mundo; mesmo um relógio parado, consegue estar certo duas vezes por dia".
vem esta citação a propósito de dois artigos de opinião com cujo conteúdo estou de acordo. e só não estou totalmente pois que mantenho as minhas reservas, vindo de quem vêm: um do escroque do sr. guerra (aqui), o outro do mauzinho do sr. joão (aqui).

felizmente que nem tudo o que gravita pelo pasquim da Travessa da Queimada é mau, pelo que divulgo à saciedade o último BRASÃO ABENÇOADO de Pedro Marques Lopes, "túnel, parte II" (aqui).
e este artigo sobre a nova realidade no futebol brasileiro (aqui), a qual, estou em crer, muito em breve será importada por Portugal - o qual traz incluso um artigo com muito humor à mistura, da autoria de João Almeida Moreira, na sua AVENIDA BRASIL (aqui).


"disse!"



10 comentários:

  1. Clap, clap, clap!

    Subscrevo!

    Abraçom,

    Jorge Vassalo | Porto Universal

    ResponderEliminar
  2. Boas Miguel !!!

    Antes de mais uma palavra para as nossas claques, no apoio e na acertividade nas mensagens que mostram!!!

    O jogo de ontem foi bem conseguido. mais uma passo na construção de uma grande equipa, temos equipa e temos banco á altura para dizer presente quando a isso sáo chamados.
    Fomos Porto e é isso que não pode deixar de acontecer, em virtude da desvantagem para o 1º lugar.

    Um abraço

    http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Caro Miguel,
    Esperava-se um Belenenses defensivo, logo, esperavam-se dificuldades para o ataque portista. Foi o que aconteceu, o Belenenses entrou em jogo muito mais
    preocupado em defender do que em procurar criar perigo. Mas a equipa portista soube dar a volta às dificuldades. Foram três golos, mas podiam ter sido
    mais. Na minha opinião, foi uma exibição razoavelmente aceitável e uma boa vitória, completamente justa e sem “espinhas”. Vou destacar os marcadores dos
    três golos, Jackson, que soma e segue; Óliver, que marcou pela segunda jornada consecutiva; e Evandro, que se estreou a marcar com a camisola azul e branca.
    Em suma, o FC Porto fez o que tinha a fazer, vencer o seu jogo. E assim, segue a perseguição à liderança do campeonato, que continua à distância de 6 pontos.
    PS. De destacar ainda o protesto dos Super Dragões contra as arbitragens que tem se verificado na Liga Portuguesa.

    Cumprimentos

    Ana Andrade

    www.portistaacemporcento.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Olá Miguel,

    ii) Sim é RQ7... isso mesmo!!!

    27'' - cruzamento interceptado com a mão, penalty não assinalado pelo talhante.

    34'' - canto cabeceado pelo Maicon, que se soubesse utilizar a cabeça tinha enfiado a redondinha lá dentro.

    38'' - cruzamento de trivela p/ Jackson que falha em remate acrobático.

    Isto para dizer que Tello não esteve assim tanto melhor que RQ7.
    Tem mais margem de progressão??? Tem!!!
    Mas sábado... teria optado por tirar o canterano de La Masía.

    O que vale mesmo são os 3 pontos conquistados sem margem para dúvidas, ao contrário daquilo que se tem visto por outras bandas.

    Abr@ço!!!

    ResponderEliminar
  5. E "disse!" muito bem, como é hábito.
    Quanto aos "acertos" dos relógios parados...corro o inevitável risco da hipocrisia quando se trata daquele pasquim: um portista morto é o único Portista credor de respeito para esses senhores?! Ou bastará um Portista vendido?! Quanto aos Charlies, são contas para outro rosário. Abraços.

    ResponderEliminar
  6. Olá Miguel,

    Bom "post" .
    Só um porém, o artigo do Pedro Marques Lopes (procurei-o aqui na sexta-feira pp e não o vi) . Eh pa vai ser sancionado...! lol
    Fui lê-lo ao portista com muito orgulho... pretendia comentar nesse blog mas dá-me a impressão que lá não estão previstos "bitaites"

    Abraço portista
    Armando Monteiro

    ResponderEliminar
  7. Ah, já me esquecia então o "desgraçado" do Sérgio Conceição foi ameaçado de expulsão antes de ser mesmo expulso...?!
    Pelos vistos o JJ pode até insurgir-se contra as autoridades à vontade que só porque é treinador dos benfas nada lhe acontece...!!!

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Gosto de ler o que escreve Miguel.
    Só para acrescentar que o quaresma fez uma boa 1parte onde o tello teve ausente. Daí eu entender a demora a sair e ter ficado chateado. Precisamos mais de quaresma do que de tello. Já agora se é pra gastar dinheiro com 8 de tello mais Jesué , varela, Carlos Eduardo, liça , e mais um ou outro e faz 20 milhões, aposto que por esse valor o atlético aceita vender o Oliver. Esse sim é MT bom. Faço um pedido a vocês dos blog que peçam pra ser comprado o miúdo. Pode ser que o apelo chegue a SAD

    ResponderEliminar
    Respostas


    1. @ Bruno

      muito obrigado! pela tua visita e pelas tuas gentis palavras!, que muito me envaidecem.

      ¡gracias!

      abr@ço
      Miguel | Tomo II

      Eliminar

  9. caríssima Ana, caríssimos,

    muito obrigado! pela vossa visita e pelas vossas gentis palavras!

    no fundamental:
    nada a acrescentar ao que vocês escreveram :D

    somos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    abr@ços a «ambos os sete» :D
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons