sábado, 6 de agosto de 2011

«os milhões da treta»

 © abola

caríssima(o),

entre a espreguiçadeira, um fininho, uma "bolinha" e um mergulho na piscina, confesso que ando angustiado pois sinto-me invadido por um misto de sentimentos contraditórios. explico.

a minha alma está emudecida, entristecido que estou com a partida daquele que foi um dos grandes animadores do último campeonato, ganho pelo nosso FC Porto, ao ponto de o considerar um dos seus grandes artífices na sua conquista, a par de todo o plantel azul-e-branco de então e apesar de jogar no clube rival, tido como «glorioso».
por outro lado, o meu estado de espírito revela-se assaz divertido e alegre, encantado que estou com a novela em torno da "venda multi-milhionária"® do Roberto ao Real Zaragoza.

agora num registo mais sério e se tal for possível.
compreendo perfeitamente a indignação do caríssimo Dragão Vila Pouca após a "encomenda" que o pasquim da Travessa da Queimada resolveu publicar na sua edição de Quinta-feira, sem mencionar a sua autoria e sob o título "5lb pede à CMVM audiência urgente". todo o seu teor (o da encomenda, pois está claro) tresanda a um comunicado encapotado, divulgado de forma oficiosa pelo órgão de comunicação predilecto dos coisinhos, imediatamente a seguir à 5lbTv e ao cineasta gaga do "Trio de Ataque".

também não me espantam as palavras do freteiro Delgado, no seu editorial publicado na edição de ontem, Sexta-feira (05 de Agosto), igualmente naquele pasquim. com um título em tudo idêntico ao deste post (e não o inverso, bem entendido!), a páginas tantas pode ler-se:

«
[...]

Verificados os dados [do negócio], a Comissão de Mercado de Valores Mobiliários [CMVM] concluía que nada de anormal se passara e levantava a suspensão sobre as acções [da SAD dos coisinhos]. Porém, os danos provocados à imagem da empresa visada eram já irreversíveis.
O que faria a CMVM num caso destes? Como agiria a CMVM relativamente a quem levantara a infundada suspeição se os nomes em causa fossem os de Américo Amorim, Belmiro de Azevedo ou Soares dos Santos?

[...]
»

o sr. josé manuel tem como apelido um nome em tudo idêntico ao de um órgão fundamental do nosso aparelho digestivo. é por essa feliz coincidência - e eu sou avesso a coincidências... - que eu não lhe atribuo a importância que ele julga ter e mormente divirto-me a ler a azia e a indigestão que exala nas palavras dos seus editoriais. acontece que o de Sexta-feira foi um pouco mais além.
ao (i) pretender que um órgão regulador de mercados mobiliários, isento a clubites agudas (como é o caso da CMVM), haja em conformidade com as declarações de Pinto da Costa ao Porto Canal, (ii) insinuar que o mesmo órgão regulador não é isento e pauta a sua conduta a mando de outrém e (iii) "esquecer" os meandros do negócio da venda do Roberto, está a (in)tentar passar um atestado de burrice a quem se presta à vassalagem da leitura das suas doutas palavras - para aí uns seis milhões de leitores, fora os adeptos do clube dos oito milhões e seiscentos mil euros por Roberto.

é que, para mim, o 5lb e que dirige o triste fado dos coisinhos, tem muito que explicar aos seus «gloriosos» adeptos, principalmente por:

1) ter dispensado um guarda-redes luso, titular da Selecção Nacional, com um capital de confiança junto da massa adepta lampiónica como há muito não se (pres)sentia, e sobretudo da forma como o comunicou;

2) ter adquirido o passe do terceiro guarda-redes de um clube com os pergaminhos na formação de porteros como o Atlético de Madrid (!), por oito milhões e meio de euros (!!) - o qual "rodou" no Real Zaragoza, foi considerado o melhor keeper da segunda volta do campeonato espanhol na época 2009/2010 e mesmo assim não almejou chegar à La Roja;

3) o seu técnico principal ter afirmado sempre que confiava nas suas «qualidades intrínsecas» do guarda-redes espanhol, no decurso do campeonato português de 2010/2011, mesmo quando considerava que estava a «cinco pontos» do então líder incontestado e o rigor da Matemática indicava oito pontos (que na prática eram nove, depois da abada que o 5lb encaixou no Dragão), mas ter apostado em Júlio César para o substituir, logo à terceira jornada do campeonato;

4) ter promovido a venda de Roberto como um "negócio da China" (mas sem os «charters»), mas cujo teor do seu comunicado inicial nada referir de conclusivo relativamente a todos os trâmites de tal "lucrativo" negócio, ao ponto de, só após a entrada em cena da CMVM, se ter percebido que:

a) afinal o passe do jogador foi vendido, por oito milhões e quinto e catorze mil euros, a um fundo - o "Zaragoza Sport Arena XXI", sociedade participada por Agapito Iglesias, actual presidente do Real Zaragoza (clube espanhol que entretanto solicitou protecção judicial contra o risco de declarar falência, por dívidas superiores a cento e dez milhões de euros [!]);

b) afinal o Real Zaragoza pagou "apenas" oitenta e seis mil euros pelo passe de Roberto - dez vezes menos o que o comunicado inicial da SAD dos coisinhos informava à CMVM;

c) há a forte probabilidade de, no valor da transferência acordada e declarada pelo 5lb, estarem incluídos os salários do jogador durante as próximas cinco temporadas (à razão de um milhão por temporada), o que reduz o seu resultado líquido para menos de quatro milhões;

d) o 5lb reconhecer num segundo comunicado que existem «dois contratos celebrados em cartório notarial» sobre um mesmo negócio (!!).

em suma:

i) depois da época «gloriosa» que viveu em Portugal, ninguém me convence que o 5lb tenha ganho (sequer!) cem mil euros com a venda do seu "verdadeiro artista";

ii) assim se justificam: o desabafo de Pinto da Costa quando apelidou esta negociata de «milhões da treta» e as seguintes palavras de Rui Moreira, na sua crónica "uma derrota é uma derrota", publicada na edição de ontem do pasquim da Travessa da Queimada e surripiada do blogue do Dragão Vila Pouca, dada a premência da confirmação das mesmas:

«
»

iii) lastimo que ainda haja quem apelide os adeptos portistas de «cordeiros» e bala brados de pseudo-injustiça desportiva (e não só!) em situações como a que se pretendeu desmistificar.

 © abola | Luís Afonso


beijinhos e abraços (muito portistas)!
e Muito Obrigado! pela tua visita :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)