terça-feira, 23 de agosto de 2011

do "sistema" e dos seus rostos

 © Google

«
[...]

Este é um conjunto de relações de cumplicidades entre pessoas, que depois passam de "pai para filho". Atrás disto estão presidentes que, para chegarem onde estão, precisaram de prometer muitas coisas, como o acesso às competições europeias, empréstimos de jogadores, etc. Existe muita cumplicidade entre alguns, que chegam mesmo a trocar atletas e a ceder treinadores.

[...]  

Neste momento, quem designa os árbitros e os seus observadores é uma entidade envolta nos chamados "pais e filhos", ou melhor, no "sistema".
Veja-se que as carreiras dos árbitros é feita sob a avaliação dos seus observadores, que são nomeados pela Liga.
»

ps: os negritos e sublinhados são da minha responsabilidade.


caríssima(o),

as afirmações citadas foram proferidas por um ex-presidente do Zbording numa entrevista à estação púb(l)ica de televisão, que, sempre que abria a boca, tresandava um hálito idêntico ao do Manuel Vilarinho. se não tresandava, pelo menos parecia que sim, tal era forma como se imaginava estático e efectivamente não o conseguia.
daquelas alarvidades, surgiu a célebre afirmação bombástica: « Pinto da Costa e Valentim Loureiro são o rosto do sistema. Neste momento, o poder tem duas caras: o sr. Pinto da Costa e o major Valentim Loureiro. O poder está completamente a norte. Só quem fecha os olhos é que não vê. ». foram os seus quinze minutos de fama (efémera).

os paladinos da Justiça Desportiva logo surgiram por entre o que consideravam ser os destroços do mérito desportivo do FC Porto e das suas recentes conquistas, mesmo as internacionais. não nos esqueçamos que estávamos em Fevereiro de 2004. alguns desses paladinos chegaram a afirmar: « já houve um poder instalado no futebol português que foi nefasto, que durou uma década e meia, e que tem vários nomes ».

pois bem!
o tempo das virgens pudicas relativamente às questões de arbitragem e ao seu "sistema" está ultrapassado. eis o porquê da minha afirmação e da minha mais forte convicção:

«
Leões integram, na sua comitiva, trio de juízes credenciados como parte do seu staff.
A comitiva do Sporting já chegou a Aveiro e levou consigo uma equipa de arbitragem. Os elementos estão credenciados como parte do staff leonino, confirmou o MAISFUTEBOL junto de um elemento pertencente à organização do jogo.

O árbitro principal sugerido pelo Sporting chama-se Sérgio Cruz, pertence aos quadros da AF Setúbal e esteve radicado em Angola durante alguns anos.

[...]
»


ps: os negritos, itálicos e sublinhados são da minha responsabilidade.


não me vou alongar muito mais neste desabafo.
apenas pergunto (retoricamente, claro!) o que não se diria, escreveria, investigaria e tentaria levar à Justiça (fosse ela qual fosse) se naquele vergonhoso papel estivessem responsáveis do FC Porto.
é que recentemente aquele mesmo ex-presidente teve o descaramento de afirmar: « Continua a acontecer o que acontecia no meu tempo, mas agora com um desplante que não existia. É inacreditável! ».

para mim, esta situação do Zbording é um escândalo! já não há vergonha, nem moral!
o mais grave neste imbróglio (ainda) muito verde é o facto de os clubes, no inicio da presente época, terem acordado não abordar desta forma as questões da arbitragem e que deveria haver punições fortes para os clubes que prevaricassem. estamos no final da segunda jornada e vemos um presidente, recentemente eleito, já preocupado com os assuntos do "sistema", quando ainda não tem uma equipa profissional de futebol formada (na verdadeira acepção da palavra).
por muito "menos", no sentido em que se baseou a "investigação" em suposições, (in)tentaram retirar o meu FC Porto de uma Champions!

assim sendo, reafirmo que todos os clubes, sem excepção, têm os seus "telhados de cristal", pelo que estar a atirar pedras ao telhado do vizinho pode não ser boa política.


beijinhos e abraços (indignados)!
e Muito Obrigado! pela tua visita :)

1 comentário:

  1. Falta de capacidade e profissionalismo, incompetência, falta de noção da realidade, que leva a embandeira em arco, com apóteose no aeroporto, por ganhar jogos particulares, depois dá nisto e logo à segunda-jornada, treinador dá um grito d erevolta, dirigentes atiram-se aos árbitros e é um corrupio calimero, que já não há pachorra.

    Abraço

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons