quarta-feira, 17 de agosto de 2011

carta aberta a Radamel Falcao

 © Google

«
Falcao, Falcao, 
tu vais marcar por mim!
serás Dragão, até ao fim!
»

Falcao,

escrevo-te estas linhas ainda sentido com as notícias recentes, mas principalmente pelas tuas declarações após o encontro de Guimarães. portanto, não serei meigo e talvez injusto nas minhas apreciações. adiante.

de todas vezes que fui ao Dragão, na época passada, entoei aquele cântico, inspirado num hit dos (saudosos) Heróis do Mar. e com um orgulho sentido, de quem via em ti um Atleta que foi capaz de "ofuscar" um ídolo recente do meu clube do coração. até ao dia de hoje.
hoje já não consigo ver-te como um dos nossos, à semelhança de como actualmente "vejo" quem disse que estava na sua «cadeira de sonho» e agora está numa poltrona em Londres. ou seja, sinto-me traído. e, mais uma vez, em quem depositava muita confiança. e eu não suporto a traição, que é «cruel como punhais».

é verdade que me deste muitas alegrias; graças a ti, vivi momentos fantásticos e inesquecíveis, principalmente devido ao teu "faro" por golos mágicos. contigo em campo, no decurso destes (ainda) três anos, senti-me sempre em confiante na nossa vitória final. e neste defeso conseguiste que estas palavras fizessem sentido, ao renovares um contrato há muito desejado, o qual despoletou sentimentos recíprocos com o teu regresso a Portugal.
mas as últimas horas fazem com que este passado já o esteja a ser. e de uma forma muito rápida, dolorosa, sentida e triste.

é por esta razão que subscrevo, na íntegra, o articulado por André Viana, na edição de ontem, em OJOGO, ao afirmar que, se optares pelo Club Atlético de Madrid estás a «sair pela porta do cavalo... para burro». e repara que, em Espanha, sou colchonero!
é que, se optares pelo segundo clube de Madrid, estás a fazer a opção dos "milhares por milhões", em detrimento do aspecto desportivo e de enriquecimento que o FC Porto, principal clube na InBicta, te proporciona. basta referir que o Atlético estará na Liga Europa, ao contrário do FC Porto, cujos teus (ainda?) companheiros estarão na principal montra do desporto na Europa (logo, no Mundo do Futebol).

sei que tens conhecimento de todas estas razões, de todos estes considerandos, de todos estes argumentos, que para mim são mais do que válidos, mas para ti não valerão "cheta". ou então, serão o suficiente para poder apelidar-te de mercenário. e de lamentavelmente deixar de sentir um orgulho incontido por ainda vestires o manto sagrado.
a partir de hoje, para mim, serás só mais um que passou no meu FC Porto, com algum deslumbre mas sem a força da deferência e da referência que já foste para mim.
e é pena que assim seja, não achas?

sei que não me responderás. é que, para ti, as seguintes palavras deixaram de fazer todo o sentido, certo? certo...

fonte: Miguel Sousa Tavares, a 21 de Junho, em "deserção"

pois para mim, farão sempre todo o sentido.
e é por essa razão que não me sinto capaz de te desejar "felicidades!" para o teu futuro profissional, seja ele qual for e passe por onde passar.
e também porque sei que o meu clube do coração perdurará mais tempo do que tu! é que o símbolo bordado na frente da nossa camisola é sempre mais importante do que o nome do jogador estampado nas suas costas.
sempre!

somos FC Porto! 


ps:

caríssimo "The Blue Factory of Dreams",

nunca pensei que as suas palavras viessem a fazer todo o sentido.
assim se vê como ainda sou muito "verdinho" (cruzes! canhoto! lagarto, lagarto, lagarto!) nestas andanças ;)



5 comentários:

  1. Delicioso post e deixe-me dizer que este espaço está cada vez melhor, de leitura diária obrigatória, parabéns pelo magnífico trabalho!

    Quanto ao Falcao, é o que é, infelizmente é algo que vem muito de trás e que já me vem a chatear há muito tempo.

    Se vai para um Patético de Madrid, para um Anzhi, ou coisa parecida é lá com ele...é uma questão de decidir se prefere enriquecer a lutar pelo 5º lugar em Espanha ou pela manutenção na Rússia

    Espero é que vá rápido e que o FC Porto defenda exemplarmente os seus interesses.

    ResponderEliminar
  2. TBFoD

    obrigado!

    sei que sou mais um dos muitos a trabalhar em prol do nosso clube do coração ;)

    abraço

    ResponderEliminar
  3. @Miguel.

    Isto de mercenários é complicado. Um gajo já não pode adorar (salvo seja...) um jogador de futebol (e treinador, já agora), que ele, pela calada espeta-nos um punhal nas costas.

    Muito injusto isto. Ainda para mais que se Falcão ficasse, e já não deve ficar porque não me parece que tenha a cabeça cá, o FCP teria uma boa equipa para atacar a Liga dos Campeões, assim...

    Espero que compreendas agora a atitude de João Maça-Podre Moutinho ;)

    @braço!

    PS: o blog está bom, como sempre. É o único blog portista que leio e comento com regularidade e isso diz tudo! Quer dizer, desde que aqui venho, e com os teus links acabo sempre por espreitar outros bons espaços de qualidade.

    ResponderEliminar
  4. @ DUX XXI

    obrigado! pela preferência e pela deferência ;)

    sobre o Falcao vs. João Moutinho, a similaridade prende-se com a ganância pura e dura: com os cifrões a imperarem sobre o orgulho de se envergar um emblema.

    no entanto, há uma nuance na situação do João Moutinho: não houve "bater com a porta" e/ou murros na mesa. é que o "caso" do João Moutinho deveu-se a um jogador que pretendia sair do clube, a bem ou a mal (acabou por ser um meio-termo).
    já o Falcao prolongou contrato e tudo o mais (não adiantando de nada)...

    abraço

    ResponderEliminar
  5. Tem piada, mas sou dos poucos que não choro baba e ranho pela asaída do Falcao. É bom jogador, sem dúvida, mas... Não digo agora, que vai sair, há muita gente que sabe que penso assim há muito tempo.

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons