terça-feira, 30 de agosto de 2011

ainda a final da Supertaça Europeia



caríssima(o),

nem sei por onde começar... talvez pelo princípio, que não o Verbo. vou tentar. aqui vai disto! ;)

na edição impressa de hoje, do pasquim da Travessa da Queimada, podemos ler, entre outros artigos, a última NORTADA de Miguel Sousa Tavares, sob o título "uma noite em Monte Carlo". provavelmente tê-la-á escrito tendo por base as estatísticas do encontro da passada Sexta-feira, as quais demonstram um poderio indiscutível do FC Barcelona. mas tal como se pode demonstrar que duas pessoas não comem meio frango cada uma, também aqueles números (apresentados na edição impressa do jornal OJOGO do passado Sábado) são uma falácia no sentido em que houve muito mais FC Porto para além da posse de bola, por exemplo - em que a diferença para o FC Barcelona saldou-se em menos 16' (e em números redondos) e sem que tal significasse um olé! de futebol. ou seja, não compreendo a indisposição de Miguel Sousa Tavares, tal como não aceito as críticas sem sentido de alguns portistas.

também gostei muito do artigo de Manuel Martins de Sá, com o título "os falsos remédios", ao desmontar a falácia dos argumentos platinados de Michel Platini do famigerado «fair-play financeito», assim como do escrito "cronistas da bola", da autoria de Duda Guennes, na sua coluna de opinião MEU BRASIL BRASILEIRO.

igualmente interessantes e de leitura aprazível foram as duas partes de um mesmo artigo (Taça Super) dadas à estampa esta semana, da autoria de Paulo Teixeira Pinto, ainda a propósito da Supertaça Europeia em que o FC Porto defrontou o todo-poderoso FC Barcelona e alguns persistem em fazer desse encontro um "final de época" antecipado quando, para mim, não passou de um (bom) começo, pese embora a derrota. adiante. a primeira parte, surripiada do blogue do caríssimo Vila Pouca, tem por título "do que Guardiola não sabe"; a segunda tem por título "algumas conclusões". recomendo a sua leitura atenta.

outro artigo digno de distinção surgiu pela pena de Hermínio Loureiro - esse mesmo, o pseudo-possível-candidato a Presidente da Federação Portuguesa de Futebol. com o título "sucesso...", consegue fazer um elogio sincero à exibição do FC Porto que saiu do Mónaco «de cabeça erguida».também gostei muito desta crítica assertiva: «Dispensáveis eram os sorrisos de quem tem que ser completamente imparcial; Platini não conseguiu esconder a satisfação pela derrota do FC Porto. independentemente da vontade de Platini, o Futebol Português continua a marcar pontos na Europa».

ainda no bom sentido, registo a (breve) entrevista a Ilídio Vale, publicada na NS (Notícias Sábado), este último Sábado.

no sentido inverso, destaco a última guerrinha de Fernando Guerra "apelo (mais um!) à paciência" - dedicado em exclusivo ao momento actual do Zbording - e o post scriptum de Cruz dos Santos no artigo "a lei da rolha".

por último e (em parte) um pouco preocupante, as inqualificáveis declarações do empresário de Álvaro Pereira, no sentido de forçar a venda do passe ao Chelski:

« Não me lembro de, na história do futebol, um lateral-esquerdo custar esse preço [trinta milhões de euros], ainda por cima numa conjuntura económica como a que vivemos e com um jogador que não tem passaporte comunitário »; e « Sabe por quanto é que ficou o Luis Suarez ao Liverpool? 26 milhões de euros! E é um avançado! »; « Não me responsabilizo pelo que possa suceder », foram algumas das que registei "com agrado".

parece-me que o sr. em causa desconhece o modus operandi do FC Porto neste tipo de situações - normal e usualmente nada benéficas para todas as partes envolvidas...


beijinhos e abraços (cinzentos, como o actual estado do tempo)!
e Muito Obrigado! pela tua visita :)

1 comentário:

  1. Velho, acabo de saber que o Bryan Ruiz assinou pelo Fulham (??!!) por 13 milhões... Desta vez o nosso clube ficou a dormir e é pena. Grande substituto para o Falcão e muito barato para o jogador que é...

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons