terça-feira, 6 de janeiro de 2015

desse 'glorioso' «pragmatismo»... ['nortada' incluída]


© google | tertúlia portista



caríssima(o),

a "posta de pescada"® que se segue é um pouco extensa e servirá sobretudo para memória futura.

ela surge depois:
» desta constatação de várias evidências factuais (aqui), que prosseguiu nestrouta aqui e que temo que só venha a ter o seu epílogo em Maio próximo;

» à data e hora em que redijo estas linhas, no seguimento do brilhante artigo do Rodrigo Guedes Medeiros, no extremamente azul "o FC Porto é o maior, car@go!"; do artigo do caríssimo dragão Vila Pouca, no «sítio do costume», e que é uma referência desse "maravilhoso mundo que é a bluegosfera"®; do artigo do Jorge Vassalo, no globalmente totalmente azul "FC Porto universal";

» da denúncia pública de Bernardino Barros, ontem à noite, aos microfones do Porto Canal, em mais um "noventa minutos à Porto" e cujo vídeo ainda não se encontra disponível;

» da última NORTADA do nosso enfant terrible, Miguel Sousa Tavares, "se ao menos o 5lb jogasse qualquer coisinha" (aqui).


mais do que as minhas palavras sobre este autêntico «roubo de catedral» em que se está a transformar a presente edição da principal Liga Portuguesa de Futebol (muito pouco) Profissional, e que já são sobejamente conhecidas, pois que são exactamente iguais às que utilizas para manifestar a tua indignação, socorro-me de três singelos textos os quais estão inter-ligados e que se (cor)relacionam com as imagens que os "embelezam".
os ditos cujos encontram-se na segunda parte desta "posta de pescada"®logo a seguir ao «gosto» do "faceboKas"®, em «'no pare, sigue, sigue'», como já é habitual.

desde já te alerto para o facto (nada estranho) de o primeiro deles se referir a um excerto de um texto lampiónico, que uma de vós me fez chegar por e-mail e que, após alguma pesquisa, descobri ser esta a sua fonte. divulgo-o neste espaço de discussão azul-e-branco pois que a pertinência dos "argumentos" utilizados é absolutamente 'priceless', no sentido em que traduz todo um «glorioso» sentimento universalmente lampiónico e que é transversal no Tempo - tal e qual o «pragmatismo» invocado por jorge jeBus, e que se reproduz no segundo textinho...
já o terceiro é um comentário do "PT", (in)decentemente sacado no "dragão até à morte" e que (também) resume o que tem sido esta autêntica escandaleira arbitral...

em todos eles, os itálicos, os negritos, os sublinhados e os destaques são da minha inteira responsabilidade.


por último, bem sei que "isto" é tudo Futebol e que há chatices da e na Vida bem maiores do que este tipo de preocupações.
mas, porque «soue um gaijo do Pôrto», que não gosta de ser acossado - pois que, como reza o adágio, "quem não se sente, não é filho de boa gente" - porque, parafraseando o RCBC, «não tenho culpa de ser “doente” pelo FC Porto e pensar tanto tempo nestas coisas», e porque muito do meu bem-estar e do meu humor (também) passa pelo quotidiano azul-e-branco do nosso Amor comum, «eis-me aqui».


"disse!"






© pasquim do 'sinhôre' serpa
(clicar na imagem para ampliar)

«

as arbitragens


Sempre que o 5lb vai na frente é "pelo colo"; se perde o campeonato nas últimas jornadas, deixa de haver "colo" para haver "incompetência própria". Dá sempre jeito. 
Esta época não foge à regra, claro. Confundem-se erros que sempre existiram (e vão continuar a existir), com influências e poder corrupto, e nunca por acaso. É o trabalho dos adversários que, incapazes de fazer melhor dentro do campo, jogam outras cartas que os ajudem, pelo menos, a diminuir a justiça do líder.

Não me custa admitir que o 5lb já foi beneficiado esta época. Custa-me, sim!, que essas situações aconteçam. E aconteceram em duas ocasiões: contra o Nacional (um fora-de-jogo mal assinalado) e contra o Gil Vicente. O resto é apenas barulho e berreiro. Desde o golo invalidado ao Boavista (era o que mais faltava não assinalar aquele fora-de-jogo!), passando por um miserável fora-de-jogo mal tirado em Setúbal (num jogo que terminou em 5-0, com uns sadinos incapazes de fazer uma única jogada de perigo). Há também um segundo golo em Coimbra marcado em fora-de-jogo (num jogo que terminou 2-0 e com uma Académica que, sem exageros, não teve uma única oportunidade de perigo - não é de golo, sequer). E em nenhum jogo se viu arbitragens tendenciosas. 
Já me esquecia: adorei a gritaria por haver um fora-de-jogo bem assinalado no jogo com o Rio Ave. Patetas, pá.

»



© pasquim do 'Quim Oliveirinha
(clicar na imagem para ampliar)

«


Encontrámos dificuldades, como é óbvio. Os golos e o tempo de jogo foram pondo as coisas mais fáceis. 
Já sabíamos que nos primeiros 45 minutos ia ser um jogo muito competitivo. A equipa do Penafiel é, em termos defensivos, uma equipa com muitas marcações directas. 
Estávamos preparados para na primeira parte fazermos um golo. Fizemos, com uma grande jogada do Lima, a esperar a chegada do Talisca. 
O 1-0 dá alguma garantia para jogar tacticamente e também jogar com o resultado. O jogo tornou-se cada vez mais fácil e ganhámos por 3-0. 
Fomos uma equipa pragmática, competitiva, que soube adaptar-se ao jogo.

»




© pasquim do 'sinhôre' serpa
(clicar na imagem para ampliar)


«

Esses inusitados pedidos com paixão, soam-me a que se "cozinha" uma cirúrgica nomeação do Bruno Paixão em qualquer jornada do FC Porto.

Não precisamos de viajar no Tempo, até Campomaior, em finais do século passado; bem recentemente, FC Porto foi derrotado, em noventa jogos, uma única vez - jogos respeitantes a três Campeonatos Nacionais: perdemos em Barcelos, em Janeiro de 2012, e fomos derrotados pela dupla Paixão&Godinho (não se esqueçam deste último nome).

Quando FC Porto foi literalmente roubado pelo Paixão, em Barcelos, na mesma cidade e na mesma temporada, o spórtém foi também roubado com paixão: assinalou duas grandes penalidades inexistentes e em dois minutos - certamente recorde Mundial. Após falhar a primeira grande penalidade, o Gil teve outra, após defesa de Patrício. 

Todavia, também não deveremos desprezar as três grandes penalidade assinaladas na Luz, a penalizar o Vitória de Guimarães, e em meros onze minutos, pelo Duarte "Calabote".
Aliás, da dupla Duarte e Esteves (belo e discreto exemplar este, da escola da margem Sul, 'made in' Carlos Valente), um deles será o "convidado de honra" para Sábado, em nova festa de homenagem a Eusébio, no jogo contra o... Vitória!

Bom, voltando ao Paixão.
Desde aí (Barcelos), FC Portospórtém vetaram o Paixão - recorde-se, um árbitro despromovido dos quadros internacionais, mas também despromovido internamente, de cuja decisão viria a recorrer, pelo que, ainda hoje, preserva e defende a verdade desportiva hipócrita, mas à moda dos mais-maiores-grandes!

Em contraste com tudo "isto", Pedro Proença, que apita Finais Europeias, foi ostracizado (pese embora não ter escrito, em relatório, que o Cardozo lhe agarrou camisola, em Olhão)
Já o Olarápio, árbitro "Elite da UEFA", não apita 5lb desde Setembro de 2010, já lá vão cinco anos...
Daí ser legitimo eles clamarem por e com Paixão ...

Outro exercício.
5lb em 6 jornadas na 'Champions', teve 3 jogadores expulsos. Na Liga, em 15 Jornadas, ninguém foi expulso.
Ontem Maxi e após 15 jogos a titular, viu o 5º amarelo. Convenhamos: é extraordinário. O caceteiro do «Super-Maxi», a cumprir a oitava temporada em Portugal, foi apenas uma vez expulso internamente (em clássicos e 'derby's' quantas vezes deveria ter sido expulso?), expulsão essa que ocorreu, na Amoreira, nos descontos e devido a duplo amarelo.

Curiosamente a equipa que mais faltas faz na Liga é 5lb, e possui registo limpo em termos de expulsões. 
Em contraste, foram expulsos, em 15 Jornadas, os seguintes adversários: Jô (Boavista), Marcelo Oliveira (Moreira), Cabrera (Estoril), Danilo (Braga), Marinho (Academica) e Tony (Penafiel). "Apenas" 6 vezes, em 15, jogaram em superioridade numérica.

Nesta rubrica disciplinar, o FC Porto já teve 2 jogadores expulsos (Maicon e Alex Sandro, este por duplo amarelo), e Jander, do Gil Vicente, foi o único adversário expulso. 

Este mero exemplo disciplinar, factual e objectivo, retrata muito do que tem sido a verdade anti-desportiva deste Campeonato, que é uma verdadeira falácia!

»


(não fui eu que) "disse!"



5 comentários:

  1. Caro Miguel Lima:

    Antes de mais, folgo em ver que, depois do momento de angústia que viveu, está de volta ao activo, com a mesma energia e garra que o caracterizam, na defesa do nosso amado FC Porto.
    Agradeço o comentário que deixou no meu blogue e a referência que me faz neste seu texto que, como geralmente acontece, me alegrou a manhã. Infelizmente, tenho verificado que as hostes portistas, algo acomodadas por décadas de superioridade futebolística, perderam muito do seu espírito guerreiro e revolucionário, havendo muitos que adoptam uma postura passiva perante a roubalheira e até (pasme-se!) crítica para com aqueles que levantam a voz indignada. Ingenuamente, vão acreditando que é apenas uma questão de tempo até que a diferença de qualidade facilmente constatável entre o Porto e o Benfica traga justiça à classificação, mas esquecem-se de que o regime não dorme nem deixará de fazer prevalecer descaradamente a sua influência sobre o elo mais fraco do futebol que é a arbitragem. Quando acordarem, será tarde demais. Portanto, a si, em quem eu revejo essa garra de dragão que nos vai faltando, desejo-lhe um bom ano de 2015 e muita força nas ideias e nas palavras.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas


    1. @ Rodrigo

      eu é que agradeço a gentileza destas palavras :D

      abr@ço
      Miguel | Tomo II

      Eliminar
  2. Grande Michael (Knight),

    Concordando com o post que escreves - como sempre - agradeço-te a referência ao meu berlog(q)ue.

    Mas, oublá, o meu berlogue não é globalmente Portista, é todo Portista, ó faxavore!

    Abraçom

    Jorge Vassalo | Porto Universal

    ResponderEliminar
    Respostas


    1. @ Jorge

      «globalmente» no sentido de Universalidade. mas, confesso que, porque pode dar azo a más interpretações, já procedi à devida rectificação :D

      abr@ço
      Miguel | Tomo II

      Eliminar
    2. Obrigado pela gargalhada meu amigo, estava a precisar :D ADOREI o rasurado! LOL

      Eliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons