sexta-feira, 24 de outubro de 2014

dos flopes jornalísticos desta vida...


© google | Tomo II
(clicar na imagem para ampliar)



exmos senhores,

o meu nome é Miguel Lima e sou um fervoroso adepto do Futebol Clube do Porto.
caso ainda não estejam recordados da minha pessoa, sou o "chato do gajo do blogue 'Tomo II' "... exacto!, esse mesmo...

peço desculpa por vos incomodar numa manhã de uma Sexta-feira, mas ele há coisas que não podem esperar por um Amanhã, sequer por um "em breve".

pela presente mensagem, apresento-vos uma pertinente reclamação, enquanto cliente regular do v/ pasqui... "jornal".
esta refere-se à v/ "simpática capa" do passado dia 22 de Outubro, Quarta-feira, bem como à análise ao jogo por parte do v/ "jornalista", Rui Miguel Tovar, que a seguir se reproduzem, para memória futura:


© Tomo II
(clicar na imagem para ampliar)



mais vos informo de que só a apresento na presente data pois que, neste entretanto, aguardei por (i) um pedido formal de desculpa pela v/ parte aos visados na estória que a seguir se conta, e por (ii) uma reacção formal e oficial por parte destes últimos. 
à data e hora em que redijo estas linhas, nenhuma daquelas situações (ainda) aconteceu.

não vos irei maçar com o «fundamentalismo» empregue na expressão (extremamente deselegante) trazida à capa e que se refere ao treinador basco do FC Porto como «Flopetegui».
apenas vos recordo que, talvez seja pela utilização daquela inqualificável qualificação - plena de ironia, mas ao mesmo de má-criação e de inversão, de sonegação e de atropelo a todas as regras deontológicas da profissão de jornalista -, repito: talvez seja a utilização de inqualificáveis qualificações como aquela, que faça que o v/ pasqui... "jornal" seja líder de vendas em território nacional e um título de referência no panorama jornalístico luso.

mais: talvez fosse pertinente oferecer pelo Natal (que já está próximo, como se confirma por uma qualquer ida fugaz a uma superfície comercial de uma qualquer área urbana em território nacional), uma cópia do "Código Deontológico do Jornalista" a Rui Miguel Tovar, o "artista" que teceu considerandos acerca do jogo dFC Porto vs. Athletic de Bilbao muito certamente a partir do seu quarto de um qualquer 'streaming' manhoso. 
(e para além de lhe recordar que o nome do treinador em causa é Julen Lopetegui. e que o único 'flope' nesta estória toda é a falta de graça de um "jornalista" que resolveu fazer uma graçola numa notícia que não teve qualquer graça só para alguns «gloriosos» jornalistas, como o sr. Rui Miguel Tovar.)


portanto, o que singelamente e sem «fundamentalismos» lhe pretendo transmitir, é tão-somente o meu mais profundo desagrado pela forma desabrida, desenxabida, torpe, vil, canalha e muito pouco Ética, que os srs., via "jornalista" Rui Miguel Tovar, se referiram a essa instituição centenária que dá pelo nome de Futebol Clube do Porto e por inerência, à pessoa do seu actual treinador da sua equipa profissional de futebol sénior - o basco Julen Lopetegui (sim!, recordo-vos de que é este o seu nome de baptismo).


para finalizar e sem vos querer tirar muito mais tempo, lanço-vos uma rápida pergunta à qual, não nego, agradeceria uma resposta da v/ parte:

pergunta)

não acham que é legítimo que os adeptos portistas que, tal como eu, compram o pasqui... "jornal" onde o sr. Rui Miguel Tovar tão «gloriosamente» escreve, considerem que quem trabalha para o 'i' não são mais do que uns jornalistas vendidos aos clubes da Segunda Circular, sendo seus autênticos pés-de-microfone e que não passam de uns verdadeiros "invertebrados", cujo Rigor, Ética e Deontologia a que estão obrigados, são diária, quotidia e «gloriosamente» ignorados?


hão-de convir que é uma pergunta pertinente e que se foca sobretudo no devido contraditório de matérias que o v/ pasqui... "jornal" edita diariamente e que têm sido abordadas de uma forma (digamos assim) muito "enviesada", ignorando aquelas premissas deontológicas, referidas anteriormente.

também terão que concordar que a v/ resposta a esta questão permitirá elucidar os leitores afectos ao Futebol Clube do Porto no que concerne ao tratamento jornalístico dado ao quotidiano do clube e que o v/ pasqui... "jornal" insiste que «não é diferenciado».


despeço-me, apresentando os meus melhores cumprimentos e reescrevendo a minha ideia final, patente em mensagens anteriores, por ser algo em que acredito:

« sei que "isto" mais não é do que um desabafo de alguém que gosta de Futebol e é indefectível portista. se comparado, com a situação económica do nosso País, por exemplo, este assunto «são 'peaners'»... 
mas, também compreenderá que não poderia ficar calado com (mais) esta incongruência do foro do tratamento jornalístico que o seu jornal "brinda" os leitores afectos ao FC Porto diariamente... »


somos Porto!, car@go!  
«este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»! 


o administrador do Tomo II
Miguel Lima


2 comentários:

  1. É pena termos de ser nós, adeptos, a mandar reclamações para jornais e jornalistas quando o próprio clube não reage publicamente a condenar estas verdadeiras pérolas da CS portuguesa.
    O seu e-mail está quase perfeito só faltam algumas sugestões para futuras capas do "i" como por exemplo:

    "Empate no Mónaco permite a Jorge evitar o JEJUM de pontos." ou então
    "Sporting ainda não passou o MARCO das 10 vitórias na Champions".

    ResponderEliminar


  2. caríssimo Pedro,

    muito obrigado! pela visita e pelas gentis palavras!

    sei que sim (que o silêncio ensurdecedor da SAD, perante algumas evidências recentes, é invulgar para o que já nos habituou no Passado), mas alguém teria que o fazer: chamar à liça quem publicou um nojo como o que nesta "posta" se aborda.
    calhou-me a mim desta vez :D

    as tuas sugestões são pertinentes e estão registadas, para futura utilização. porque, não nos enganemos nem nos iludamos: haverá uma próxima vez!

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons